Foto: Vinicius Becker (Diário)
O Legislativo de Santa Maria aprovou, na terça-feira (9), a alteração na data da última sessão do ano: será na próxima quinta-feira, 18. Nesse dia, deve ocorrer uma sessão específica para a eleição da Mesa Diretora. Também estão previstas mudanças nos horários de funcionamento da Casa no período entre 22 de dezembro e 5 de janeiro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A próxima terça-feira (16) será a última sessão de votação de projetos, ou seja, a Câmara irá limpar a pauta com a análise de todas as proposições aptas para apreciação. A mais importante delas, na reta final dos trabalhos, é o Orçamento para 2026 com as emendas impositivas dos vereadores, que somam quase R$ 1 milhão. O projeto deve render uma discussão acalorada, já que tem previsão de um déficit de R$ 66 milhões, e tem sido alvo de críticas da oposição no contexto da situação financeira difícil do Executivo.
Novo presidente
Já quanto à eleição para o substituto do presidente Admar Pozzobom (PSDB), o vereador Sergio Cechin (Progressistas) é o nome definido pelo acordo do bloco de situação. A oposição se apega no desgaste entre os próprios governistas devido aos desdobramentos dos projetos da Reforma da Previdência e do empréstimo para pagamento do 13º salário para tentar reaver o comando da Casa.
Contudo, é pouco provável,algum voto até pode escapar e a tendência é o acordo ser cumprido. Inclusive, a partilha dos cargos da Mesa já estaria acertada entre os vereadores.