O presidente estadual do Podemos, Everton Braz, e o ex-deputado federal Maurício Dziedricki (Podemos), atual diretor do Badesul, fizeram agendas, na segunda-feira, em Santa Maria. Um dos compromissos foi o evento “Filia Podemos”, realizado à noite na Câmara de Vereadores e organizado pelo único parlamentar do partido na cidade, o comunicador Tony Oliveira. Na oportunidade, segundo a assessoria do vereador, foram filiados em torno de 50 militantes, entre eles, Mauricio Bianchim, que ficou de 2º suplente do PL na eleição ao Legislativo de 2024 com 828 votos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em relação ao pleito de 2026, Braz disse que o Podemos não definiu apoio ao governo do Estado e que, por enquanto, teve rodadas de conversa com os pré-candidatos Juliana Brizola (PDT) e Luciano Zucco (PL). Sobre a Assembleia Legislativa, o dirigente afirmou que Tony será novamente candidato a deputado estadual e tem o respaldo do partido, além de cogitar o lançamento do comunicador e ex-senador Sergio Zambiasi (Podemos) para reforçar a bancada estadual.
Fora a atividade de filiação, Braz e Dziedricki, que concorrerá à Câmara Federal, participaram, junto com Tony e o prefeito Rodrigo Decimo (PSD), da entrega oficial de emendas no valor de R$ 650 mil que viabilizou a compra de um ônibus escolar e a instalação de um placar eletrônico no CDM. As verbas são provenientes de emendas da época em que Dziedricki era deputado.