Banda de Santa Maria lança clipe inspirado na reconstrução do Estado após enchentes

Banda de Santa Maria lança clipe inspirado na reconstrução do Estado após enchentes

Foto: Divulgação

A banda santa-mariense Arde Rock lançou, no final de janeiro, o videoclipe da música “Enfrente”. Disponível no YouTube, a obra que integra o álbum “Seguir em Frente”, o mais recente da banda, foi produzida para ressaltar a importância de valorizar a cultura neste momento de reconstrução após a enchente de 2024, que o Rio Grande do Sul ainda vive. 

​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Na voz de Simone Sattes e Killermano, a banda ecoa uma mensagem que incentiva a força coletiva e a determinação: “E aí, qual é o teu legado? O que te mantém motivado? O que te faz levantar e seguir a lutar?” .  

Queremos que as pessoas encontrem em ‘Enfrente’ a energia para superar os desafios, sejam eles materiais ou emocionais – afirma o guitarrista e compositor da Arde Rock, Killermano. 

Sensibilidade

Além da letra sensível, a produção traz imagens de símbolos gaúchos que acompanham a população em cada passo da reconstrução do Rio Grande do Sul, como o chimarrão. Já outras representações, que vão desde a uva da Serra Gaúcha até lavouras de arroz da Região Central, marcam o trabalho de produtores rurais e pequenos empreendedores que, um dia após o outro, buscam alternativas para superar o desastre climático. 

Segundo Simone Sattes, vocalista e baixista da banda, a ideia do clipe surgiu a partir da necessidade de valorizar os profissionais e, ao mesmo tempo, contribuir para a retomada das atividades no Estado.

– Sabemos e temos a consciência de que a música é uma ferramenta poderosa para superar dificuldades. É muito triste perder de um dia para o outro algo que você lutou a vida toda para construir, ou perder ou ter um ente querido machucado devido a uma tragédia climática – ressalta. 

No clipe “Enfrente”, a intérprete de Libras Carine Martins garantiu que pessoas com deficiência auditiva tenham acesso à obra. O projeto do videoclipe foi viabilizado através do “Financiamento Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - Santa Maria/2024, Edital n° 002/2024 - Artes e Economia Criativa”.

De Santa Maria para o mundo

Em 2024, as músicas da Arde Rock foram reproduzidas em 43 países, segundo dados do Spotify. Entre os admiradores internacionais está Linda Thalman, da França, que descobriu a banda através do YouTube. 

– As músicas tem uma batida elétrica. Me  traz alegria o poder de compartilhar música, amizade, comunidade, esperança e empatia – compartilhou.

No Brasil, a conexão emocional com os fãs também é evidente. Tatiane Vargas Dornelles, de Cidreira, Litoral Gaúcho, conheceu a Arde Rock através do programa “A Voz do Coração”, que teve duas temporadas, com 30 episódios cada uma, transmitidas no YouTube. 

– As letras vibrantes e motivadoras me acompanham até hoje – revelou. 

Já Marcelo Santos Vieira, de Tombos, em Minas Gerais, elogiou a “pegada do rock” e as mensagens positivas transmitidas pela banda.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Circo com 15 anos de tradição está em Santa Maria para apresentações; confira a programação e o valor dos ingressos Anterior

Circo com 15 anos de tradição está em Santa Maria para apresentações; confira a programação e o valor dos ingressos

Com nova exposição, Museu de Arte de Santa Maria abrirá aos sábados em fevereiro Próximo

Com nova exposição, Museu de Arte de Santa Maria abrirá aos sábados em fevereiro

Cultura