
Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)
Paralisação da duplicação da Faixa Velha de Camobi (ERS-509)
O desejo seria dar uma notícia boa sobre a duplicação da ERS-509, a Faixa Velha de Camobi. Mas ainda não é possível anunciar a retomada das obras, paradas há oito meses. A maior parte dos trabalhos está pronta. Faltam a conclusão da sinalização do trecho e dos acessos ao viaduto da Avenida Osvaldo Cruz, onde a grama que cresce é o sinal claro do abandono.
Passagem intermunicipal deve ficar 18,91% mais cara
A expectativa estava em cima da promessa da direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) que anunciou prazo de 10 dias para a liberação de parte do dinheiro que deve à construtora responsável pelas obras e, com isso, dar continuidade aos serviços. A previsão havia sido dada após reunião, em Porto Alegre, com a direção da construtora Della Pasqua para ajuste do cronograma de obras.
A retomada seria possível com a obtenção de financiamento de R$ 38,7 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O acordo seria que o Estado depositaria parte do valor agora, e esperaria a liberação do empréstimo do banco para ressarcir os cofres públicos.
Feirão Regional da Gare reuniu 90 produtores na tarde de quarta
O prazo para o Daer depositar o dinheiro para a construtora se esgotou em 1º de junho. Se considerarmos apenas os dias úteis, o prazo se encerrou em 5 de junho. Da reunião com a direção da construtora Della Pasqua até ontem, passaram-se 24 dias - ou 16 dias úteis. De qualquer forma, nada aconteceu.
A duplicação da Faixa Velha começou em novembro de 2013 e terminaria em dezembro de 2015. Mas o histórico da obra é recheado de promessas do governo do Estado, sempre afirmando que a duplicação da ERS-509 é uma "prioridade do governo".
- Agosto de 2014 - Daer admitiu atraso de 10 meses nas obras e previu nova data para a duplicação ficar pronta: outubro de 2016.
- Maio de 2016 - Em passagem por Santa Maria, Sartori garantiu que a duplicação da Faixa Velha era prioridade do governo. Dessa vez, não foi anunciada data.
- Fevereiro de 2017 - Em visita a Santa Maria, o então secretário dos Transportes Pedro Westphalen assegurou que os serviços seriam concluídos até o começo de 2018.
- Agosto de 2017 - Daer anunciou que a duplicação seria concluída no primeiro semestre de 2018. As obras pararam em outubro, por falta de pagamento.
- Novembro de 2017 - Daer informou que os pagamentos à empresa responsável pelas obras seriam regularizados até o fim do mês. As obras seriam retomadas em seguida.
- Janeiro de 2018 - Governador José Ivo Sartori (MDB) anunciou que as obras seriam retomadas até abril.
- 14 de junho - Até a tarde, o Daer não havia depositado o dinheiro para a retomada das obras. A assessoria do órgão não deu retorno sobre a data para o pagamento.