Uma semana para o Concurso Nacional Unificado; confira as orientações

Uma semana para o Concurso Nacional Unificado; confira as orientações

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

No próximo domingo, dia 5 de maio, os candidatos ao Concurso Nacional Unificado irão enfrentar uma prova dividida em dois turnos. São questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação, para seleção de novos servidores públicos.  Em Santa Maria, mais de 9 mil pessoas devem realizar a prova.

No início desta semana, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou o Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O documento traz, entre outras informações, local de prova, número de inscrição, data, hora das provas e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, caso solicitado previamente.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O Cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível na Área do Candidato, no mesmo site em que a pessoa fez a inscriçãoPara acessar, é preciso fazer login com os dados da conta do portal do governo federal, o gov.br.

Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão impresso no dia da prova do chamado Enem dos Concursos, junto com o documento de identidade original com foto, conforme mencionado no edital. Não serão aceitas cópias — mesmo que autenticadas.

Até 4 de maio, a organizadora, a Cesgranrio, prestará atendimento aos candidatos com dúvidas sobre os locais de provas, vagas reservadas ou tratamento diferenciado durante a aplicação das avaliações, entre outras situações.

Portões 

  • Abrem às 7h30 (horário de Brasília) – período matutino
  • Abrem às 13h (horário de Brasília) – período vespertino 

Candidato verifique 

Se todas as informações sobre a inscrição estão corretas, como município indicado pelo candidato no ato de inscrição do certame

Se houver qualquer tipo de erro ou se o local de aplicação da prova for muito distante da residência do candidato, é preciso entrar em contato 

O contato é com a Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso. Telefone: 0800 701 2028

Saiba o que o candidato pode e não pode levar

Cartão de confirmação

Ao chegar ao local de prova, o candidato deve apresentar o cartão de confirmação de inscrição, que poderá ser impresso a partir do próximo dia 25 na Página do Candidato.

Documento

Também é preciso apresentar documento de identidade original com foto, de acordo com os mencionados no edital. Não serão aceitas cópias – mesmo que autenticadas. No caso dos documentos digitais, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação, na entrada da sala. O aplicativo deve ser baixado no celular previamente e pode ser acessado mesmo sem internet.


Caneta preta

O candidato deve levar caneta preta de material transparente. Como não será permitido se comunicar durante as provas, a pasta recomenda que os candidatos levem mais de uma caneta.


Roupas e acessórios

No dia da prova, o ministério recomenda o uso de roupas e sapatos confortáveis, já que serão dois turnos de aplicação e o candidato ficará sentado por um longo período de tempo. Não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza. Também é proibido o uso de óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.

Porta-objetos

​A Fundação Cesgranrio, responsável pelo certame, vai fornecer envelopes porta-objetos aos candidatos que precisem guardar itens como telefones celulares. O aparelho e eventuais alarmes deverão ficar desligados durante toda prova.

O candidato só poderá abrir o envelope com seus pertences e ligar o aparelho celular após finalizar a prova e quando já estiver do lado de fora dos locais de exame.


Alimentação

O candidato pode levar alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.

LEIA MAIS

Eletrônicos

​Conforme o edital, o candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, mp3 player, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza, telefones celulares e microcomputadores portáteis.


Caderno de provas

Os candidatos não poderão levar o caderno de provas – em nenhum dos turnos.


Tempo de permanência

O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos será de duas horas. O candidato que deixar a sala antes desse prazo será eliminado do concurso.


Provas

As provas serão aplicadas simultaneamente em 228 cidades em todas as unidades da federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação, para seleção de novos servidores públicos. 

Pela manhã, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7) responderão 20 questões objetivas de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico.

Para o bloco de nível médio (bloco 8), a manhã será dedicada a 20 questões objetivas de múltipla escolha, além de uma redação.

Já à tarde, os candidatos dos blocos de nível superior responderão a 50 questões objetivas de múltipla escolha, de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas de múltipla escolha. 

As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas.


*Com informações da Agência Brasil 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cursos de capacitação profissional da UFN estão com inscrições abertas; saiba mais Anterior

Cursos de capacitação profissional da UFN estão com inscrições abertas; saiba mais

Movimento para uso de tecnologia em sala de aula é cada vez mais frequente nas escolas; entenda como o assunto é tratado em Santa Maria Próximo

Movimento para uso de tecnologia em sala de aula é cada vez mais frequente nas escolas; entenda como o assunto é tratado em Santa Maria

Educação