Foto: Renan Mattos (Diário)
Agência Camobi funciona desde 2009
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos de Santa Maria (Sintect-SMA) informou: a Agência Camobi é uma, entre as 513 anunciadas, extraoficialmente, a serem fechadas em todo Brasil. A agência consta em um relatório, que segundo o Sintect-SMA, foi aprovado em uma reunião da diretoria executiva dos Correios de início de maio e vazado ao conhecimento público.
Porém, a coordenação de comunicação da estatal não confirma o fechamento. Em nota, enviou ao Diário:
"As unidades que terão suas atividades encerradas não estão definidas, assim como o número de empregados que possam ser desligados. Os estudos que fazem parte do projeto de remodelagem de canais de atendimento dos Correios ainda não foram concluídos. Portanto, As conclusões do referido projeto somente serão divulgadas após a exaustiva avaliação interna dos Correios e externa, pelos órgãos competentes, processo que ainda está em curso. Nenhuma agência será desativada antes que se tenha certeza técnica e nenhum empregado será demitido antes que sejam oferecidas outras alternativas (...)"
Rodovias que ligam Santa Maria à Capital continuam em obras na próxima semana
Na manhã da última terça-feira, a reportagem esteve na Agência Camobi, mas uma funcionária relatou que ninguém estava autorizado a falar sobre o assunto. O local funciona desde 2009 e tem quatro funcionários.
Na tarde de sexta-feira, Evair Azeredo, gerente regional dos Correios, que chegou a Santa Maria para assumir o cargo, na última quarta, disse que não tem nenhuma informação oficial sobre o fechamento de agências na cidade.
Passagem de ônibus em Santa Maria passa a custar R$ 3,90
Por telefone, a assessoria de imprensa dos Correios ainda justificou que "o assunto está sendo tratado de forma corporativa e os gerentes locais não estão autorizados a falarem."
A lista de unidades cujas atividades serão encerradas será encaminhada ao Ministério das Comunicações, ao do Planejamento e também ao Tribunal de Contas da União. A previsão é que saia até o final deste mês.
DEMISSÕES
Os trabalhadores dos Correios ligados ao Sindicato temem mais demissões e precarização dos serviços:
_ Nos últimos anos tivemos 23 mil funcionários demitidos e não tem concurso desde 2011. Estão sucateando e terceirizando tudo. Aqui na cidade tem caminhão encostado porque falta de conserto. Estão oferecendo aquela demissão voluntária, aí saem funcionários e a empresa não repõe. Aí a população se prejudica e se revolta com o carteiro _ relata o secretário de Finanças do Sintect-SMA, que atuou como carteiro por 35 anos, Plínio Silveira.
Em Santa Maria
- 3 agências _ Central (Venâncio Aires), Camobi (Faixa Velha) e Universitária (Avenida Roraima)
- 2 Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) _ Na Avenida Dores e Na Venâncio Aires (junto à Agência Central)
- 1 Centro de Entregas de Encomendas (CEE) _ Na Faixa Nova de Camobi
- 3 Três postos franqueados _ Presidente Vargas, Serafim Valandro e Euclides da Cunha
Funcionários
- Administrativo - 10
- Agência Central -15
- Agência Camobi -4
- Agência universitária -5
- CEE - 50
- CDD Dores - 45
- CDD SMA - 40
- Carteiros _ 130
*Informações fornecidas pelo Sintect-SMA