Calor extremo segue nesta quarta-feira e previsão indica chuva abaixo da média para fevereiro

Calor extremo segue nesta quarta-feira e previsão indica chuva abaixo da média para fevereiro

Foto: Beto Albert (Arquivo Diário)

A quarta-feira (4) será de calor extremo em Santa Maria e na região central do Estado. A temperatura máxima deve chegar aos 35°C, com predomínio de sol e pouca nebulosidade ao longo do dia. A condição faz parte de uma onda de calor que atua na região e mantém os termômetros em elevação gradual até sexta-feira (6).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com o meteorologista Daniel Caetano, o forte aquecimento é provocado por uma massa de ar quente e seco, que favorece a radiação solar direta e acelera a subida das temperaturas ainda durante a manhã.

— Essa quarta-feira vai ser caracterizada por mais um dia de calor extremo aqui na nossa região. Sem nuvens, com sol forte, a temperatura sobe rapidamente — explica.

Na quarta, a mínima registrada foi de 18°C. Segundo o meteorologista, o padrão observado nos últimos dias deve se repetir, com aquecimento acelerado e tarde de calor intenso.


Escalada do calor até sexta

A tendência é de aumento gradual das máximas nos próximos dias. Na quinta-feira (5), a previsão é de mínima de 19°C e máxima de 36°C. Já na sexta-feira (6), os termômetros variam novamente perto de 19°C nas primeiras horas do dia e podem alcançar até 39°C à tarde.

— A escadinha vai subindo dia após dia. Não temos nenhuma condição que alivie a temperatura até sexta-feira — afirma Caetano.

Na quinta-feira, Inter-SM e Avenida se enfrentam às 21h30min, no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria. Mesmo com previsão de calor intenso durante a tarde, a tendência é de queda gradual da temperatura à noite, o que deve proporcionar condição mais confortável para o público e para os jogadores no horário da partida.

Apesar do calor forte, a sensação de abafamento ainda é menor no meio da semana por causa do ar seco. Esse cenário muda na sexta, com aumento da umidade antes da chegada de uma frente fria.

Na sexta-feira, além de muito quente, teremos aumento da umidade. Aí sim cresce a sensação de abafamento e desconforto — diz.


Mudança no tempo no fim de semana

O alívio chega no sábado (7), com o avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul. A mudança provoca aumento de nuvens e pancadas de chuva na região ao longo do dia. Os volumes previstos são baixos, em geral entre 5 e 10 milímetros.

— Não é um grande volume de chuva, mas ajuda a derrubar a temperatura e encerrar essa onda de calor — explica o meteorologista.

Como a instabilidade pode ocorrer entre a noite de sexta e a manhã de sábado, há possibilidade de combinação de solo úmido e ar quente em parte do dia, o que pode provocar sensação de abafamento pontual.

No domingo (8), a entrada de uma massa de ar mais seco depois da frente fria favorece madrugadas mais frescas. A previsão indica amanhecer perto de 15°C e tarde com máxima ao redor de 31°C, configurando entre manhã e tarde.

— Vamos ter uma grande amplitude térmica no domingo, com manhã mais fresca e tarde novamente quente — afirma Caetano.


Chuva abaixo da média mantém alerta

O meteorologista também chama atenção para o acumulado de chuva abaixo da média nos últimos meses. Janeiro fechou com volumes inferiores ao normal, e fevereiro começa com o mesmo padrão.

Os prognósticos para fevereiro seguem com chuva levemente abaixo da média. A sucessão de meses mais secos gera deficiência hídrica e liga o sinal de alerta — ressalta.

Para as próximas duas semanas, os modelos indicam poucos episódios de chuva e acumulados reduzidos na região, o que mantém a preocupação principalmente para o setor agrícola e para o abastecimento hídrico. A orientação é reforçar a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol nos períodos mais quentes do dia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria cria programa para organizar e impulsionar o setor do xis Anterior

Santa Maria cria programa para organizar e impulsionar o setor do xis

Em menos de 11 minutos, dois acidentes são flagrados no mesmo cruzamento no centro de Santa Maria e outras notícias Próximo

Em menos de 11 minutos, dois acidentes são flagrados no mesmo cruzamento no centro de Santa Maria e outras notícias

Geral