Foto: Bombeiros (divulgação)
A cachorra Juju e a equipe que fez as buscas
Após horas de trabalho de buscas, os bombeiros de Santa Maria conseguiram localizar uma jovem, que havia desaparecido em Boca do Monte, no interior da cidade. E o trabalho contou com a ajuda de uma cachorra da raça bloodhound, conhecida por ser de animais farejadores por natureza. Juju, como é chamada pelos bombeiros, é treinada para situações de resgate. Os bombeiros não informaram a identidade da jovem nem as circunstâncias do desaparecimento.
Professor de Jaguari morre em acidente na BR-392
De acordo com informações dos bombeiros, a jovem desapareceu por volta das 17h de sexta-feira. Inicialmente, familiares e vizinhos procuraram por ela, mas, por volta das 21h30min, o Corpo de Bombeiros foi acionado para ajudar nas buscas, que seguiram até as 4h de sábado. Juju farejou roupas da moça, para reconhecer o cheiro, e trabalhou junto com a equipe.
A guarnição fez uma pausa, para descansar, e retomou os trabalhos por volta das 7h deste sábado. Cerca de uma hora depois, a jovem foi localizada, próximo de um rio. Ela apresentava sinais de hipotermia e recebeu os primeiros socorros da guarnição. Depois, foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), onde foi atendida e não corre risco de morte.
- A exaustão e o cansaço fazem parte da rotina, porém, a sensação de dever cumprido é essencial para a alma, renova as energias e motiva muito. Ver uma pessoa voltar para a família não tem preço - comentou o soldado Lago, que participou das buscas.
Além do soldado Lago, os soldados Brum, Silveira e Marafiga atuaram no caso.