Foto: Pedro Piegas (Diário)
Está sendo velado, desde às 21h30min de ontem, o corpo do escritor e ex-vereador de Santa Maria Humberto Gabbi Zanatta na Câmara de Vereadores. O corpo será sepultado às 16h deste sábado no Cemitério Ecumênico Municipal. Ele, que havia completado 70 anos no dia 25 de julho, sofreu uma parada cardiorrespiratória na tarde de sexta e não resistiu.
Zanatta era casado com Eunice há 41 anos. Ele tinha cinco filhos: Daniel, Bethânia, Diovanna, Bruno e Carolina. Nascido em Taquaruçu do Sul, o poeta, escritor, advogado, jornalista, sociólogo, ex-vereador de Santa Maria, professor e cronista do Diário era um dos 12 filhos de Antônio e Marieta Zanatta.
- Ele era um poeta desde pequeno. Ele tinha a letra da nossa mãe, que era perfeita - lembra o irmão Roque Zanatta, 73 anos.
Na Câmara, familiares, amigos e colegas se despediam do poeta. Apesar da tristeza do luto, o músico Júnior Benaduce, 54 anos, relembra com carinho a amizade e parceria nos festivais nativistas:
- Eu conheci o Zanatta através do meu pai, mas comecei a me aproximar dele na Califórnia da Canção Nativa. Enquanto todo mundo dizia que música não era para mim, que era para eu largar, ele foi quem me incentivou a continuar tocando e não desistir. O coração dele era tão grande que não cabia nele. Ele foi um dos maiores compositores do Rio Grande do Sul - comenta Benaduce.
O bom humor e o jeito alegre do poeta era relembrado por todos que passavam na manhã deste sábado na Câmara de Vereadores para dizer o último adeus.
- Tudo isso aqui é ele, todas essas pessoas que estão aqui. Muitas das pessoas que vem nos abraças a gente nem sabe quem é, porque meu pai era assim, acolhedor, que todo mundo gostava. É o que conforta saber que tanta gente tinha carinho por ele - conta a filha.
Nas redes sociais, as homenagens eram inúmeras de familiares e amigos que lamentavam a morte de Zanatta:
A prefeitura de Santa Maria decretou luto oficial de um dia pela morte de Zanatta. Leia a íntegra do comunicado:
"Com pesar, a Prefeitura de Santa Maria decretou, nesta sexta-feira (28), luto oficial de um dia pelo falecimento do escritor Humberto Gabbi Zanatta, 70 anos. Ex-secretário de Cultura do Município entre 2004 e 2008, Zannata também foi vereador na 10ª Legislatura, de 1989 a 1992. O também jornalista, advogado (ambas formações pela Universidade Federal de Santa Maria) e sociólogo morreu nesta sexta-feira, no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.
Referência na Cultura santa-mariense e gaúcha, Zanatta foi, em 2009, patrono da Feira do Livro de Santa Maria e, em 2003, patrono da Feira do Livro Infantil de Santa Maria.
Natural de Taquaruçu do Sul, nasceu em 25 de julho de 1948, sendo que, aos dois anos, mudou-se para Santa Maria. Devido sua contribuição à Literatura, também foi patrono de outras feiras, como nas cidades de Cacequi, São Sepé e Júlio de Castilhos. Em 1977 foi o vencedor na categoria Conto, do Concurso Literário Felippe D'Oliveira. O escritor é patrono da cadeira número 06 da Academia Santa-mariense de Letras.
Humberto Gabbi Zanatta possui dezenas de obras individuais e mais outras tantas coletivas publicadas, entre poesia, crônica, ensaio e literatura infantil, além de músicas nativistas."