travessia urbana

Esta semana é decisiva para liberação (ou não) do viaduto da Faixa Velha

Deni Zolin

Fotos: Deni Zolin

Está nas mãos da construtora de Porto Alegre Sogel a liberação do tráfego no viaduto da Faixa Velha de Camobi. Como a construtora santa-mariense Della Pasqua vai concluir os trabalhos nesta semana, faltará só a instalação de seis juntas de dilatação entre as estruturas de concreto do viaduto para que a obra seja entregue. Essas juntas cobrem os espaços deixados para dilatação do concreto e, sem elas, ficam buracos na pista (na foto abaixo) - se os veículos passassem, sentiriam um solavanco e poderiam danificar a estrutura. Por isso, elas são fundamentais para liberar o tráfego.

Ontem, equipes contratadas pela Della Pasqua estavam instalando tachinhas e tachões reflexivos no viaduto e ao longo dos 4,3 km duplicados, além de concluir a pintura da sinalização de todo o trecho (foto inferior). Esses serviços estão no final e devem ser concluídos em dois ou três dias. Da parte da Della Pasqua, assim fica tudo pronto para liberar o viaduto (confira no site do Diário uma galeria de fotos). Apesar de o Daer informar que o trânsito deve ser liberado nesta semana, pelo que a coluna apurou, não há garantia ainda de que a Sogel irá instalar essas juntas até sexta-feira. A empresa porto-alegrense não comenta sobre o assunto.

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Enquanto o viaduto não é liberado, seguem os congestionamentos pela pista lateral, que é simples. A conclusão dele é a principal etapa que falta para a obra de duplicação da Faixa Velha, pois quando isso ocorrer, o trânsito ficará em quatro pistas em toda a extensão da rodovia. O restante da obra já havia sido liberado ao tráfego em 2017. Depois do viaduto, só faltará construir a rotatória embaixo dele, para acesso à Avenida Osvaldo Cruz e ao Bairro São José, e três alças de retorno. A rotatória e o asfaltamento do entorno devem começar logo, já a obra das alças depende de desapropriações.

A duplicação, que começou em novembro de 2013, deveria ter sido entregue no fim de 2015. O viaduto custou R$ 3,1 milhões, e a duplicação das pistas, R$ 37,3 milhões.

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