Foto: Rian Lacerda (Diário)
Aviso afixado na entrada da unidade informa a suspensão do agendamento de consultas durante o mês de fevereiro, no Bairro Urlândia, em Santa Maria.
Pacientes atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) São Carlos, no Bairro Urlândia, em Santa Maria, relataram dificuldades para agendar novas consultas no início deste mês. Um aviso fixado na porta da unidade informa a suspensão do agendamento de atendimentos durante fevereiro, em razão de férias e afastamentos por atestado médico de profissionais. Conforme funcionários, as consultas já previamente marcadas continuam sendo realizadas normalmente, assim como os atendimentos de acolhimento.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na ESF São Carlos, o agendamento de consultas ocorre uma vez por mês, sempre na primeira segunda-feira, quando são abertas as vagas para atendimentos programados. Com a suspensão neste mês, a próxima data prevista para abertura de agenda é 2 de março.
De acordo com funcionários da unidade e confirmado pelo secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, um médico se encontra em período de férias e uma médica, que está afastada por atestado de saúde, teria solicitado desligamento da unidade, com saída prevista para o final de fevereiro. Durante esse período, uma médica do Consórcio Intermunicipal da Saúde foi designada para realizar os atendimentos, o que teria gerado sobrecarga no serviço.

Com a saída definitiva da médica, prevista para o final do mês, Ribas informou que haverá substituição, sem necessidade de cancelamento de agenda. O secretário também afirmou que o médico em férias está sendo substituído pela médica do consórcio.
Conforme relatos de funcionários, a unidade costuma distribuir entre 70 e 80 fichas nos dias de abertura da agenda. A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda que, além das consultas previamente agendadas, segue o atendimento de demanda espontânea.
Unidade Nova

A unidade conta com duas equipes de Saúde da Família e tem como referência 6.639 moradores do Bairro Urlândia. A ESF São Carlos foi inaugurada em 4 de setembro de 2025. O investimento total na construção da unidade foi de aproximadamente R$ 3 milhões, sendo cerca de R$ 2 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento PAC, do governo federal, e o restante de recursos da prefeitura de Santa Maria.