Cadelas abandonadas na zona leste de Santa Maria são resgatadas e recebem lar temporário

Cadelas abandonadas na zona leste de Santa Maria são resgatadas e recebem lar temporário

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Duas cadelas abandonados às margens da Estrada Eduardo Duarte, nas proximidades da Vila Maringá, na zona leste de Santa Maria, foram resgatados, na manhã desta quinta-feira (5), e encaminhados para atendimento veterinário. Após a avaliação clínica, elas seguirão para a sede do projeto Brechocão, onde permanecerão em lar temporário até estarem aptas para adoção responsável.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O resgate foi realizado em parceria com o Projeto Akiles, após meses de acompanhamento feito por protetoras independentes, que monitoravam a situação dos animais no local, mas não tinham disponibilizavam de vagas para resgatá-las e mantê-las no espaço. Atualmente, as cadelas passam por exames clínicos, testes para doenças infecciosas e procedimentos como vacinação e castração, conforme indicação veterinária. Há possibilidades, inclusive, de ambas estarem grávidas. 


"A adoção responsável envolve compromisso"

Segundo Camila Willemberg, uma das responsáveis pelo Brechocão, o caso vinha sendo observado há cerca de meses, mas a limitação de vagas impediu uma ação imediata. Com o risco de agravamento do quadro, o projeto decidiu intervir.

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Os animais seguem sob responsabilidade do Brechocão, que coordena o acolhimento e o processo de adoção. O projeto, no entanto, não possui recursos próprios para arcar com os custos com os cuidados veterinários dos animais sob sua tutelas, que já somam um acumulado de R$ 15 mil, dependendo de doações da comunidade para manter os atendimentos.

Conforme Camila, a adoção responsável é fundamental para enfrentar o abandono animal.

A adoção responsável envolve compromisso permanente com o cuidado, a saúde e o bem-estar do animal. Não se trata de um ato momentâneo, mas de assumir o pet como parte da família, prevenindo novos abandonos, maus-tratos e o crescimento da população de animais em situação de rua – destaca.


Relembre o caso

Foto: Rian Lacerda (Diário)

A reportagem do Diário flagrou, na quarta-feira (4), as cadelas abandonadas em meio a lixo e à queima de fios às margens da Estrada Eduardo Duarte, na zona leste de Santa Maria. Elas foram localizadas deitados à sombra de uma plantação de soja. Um dos animais apresentava sinais de cegueira. Uma delas é de cor caramelo, e a outra, branca, com manchas pretas.

Segundo relatos, os animais sobreviviam graças à ajuda de uma moradora, que teria levado uma casinha até o local e fornecia água e ração aos animais.

O que diz a Prefeitura

A prefeitura de Santa Maria informou, por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Meio Ambiente, que não realiza o recolhimento e o acolhimento de animais em situação de rua. Conforme informado, o Executivo oferece apenas mecanismos de denúncia pelo site. 


Como denunciar maus-tratos em Santa Maria

O abandono e os maus-tratos a cães e gatos são crime no Brasil, conforme a Lei Sansão (Lei nº 14.064/2020), que alterou a Lei de Crimes Ambientais. A legislação prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda de animais.

Denúncias podem ser feitas à Brigada Militar pelo número 190 ou de forma online no site da prefeitura. Acesse santamaria.rs.gov.br/servicos-online, na categoria “meio ambiente” clique em “Denúncia - Maus Tratos aos Animais” e descreva as informações.  Outros canais de denúncia:

Polícia Civil
Registro de ocorrência ou pelo site

Batalhão Ambiental
Telefone: (55) 98442-2872


O que é o Brechocão

O Brechocão é um projeto independente, sem fins lucrativos, fundado em 21 de março de 2022, que atua na proteção animal aliada à moda sustentável. A iniciativa é mantida exclusivamente por doações e pela renda do brechó solidário, criado para custear as despesas dos animais resgatados.

Foto: Marcelo Oliveria (Arquivo Diário)

Atualmente, o projeto cuida de cerca de 60 cães e mais de 20 gatos, entre abrigo próprio e lares temporários. Todos os animais disponíveis para adoção são castrados e vacinados.

Neste domingo, o Brechocão promove feira de adoção e brechó solidário, com roupas, calçados e acessórios a preços populares. A ação também busca arrecadar fundos para os custos veterinários dos animais resgatados.


Como ajudar:

Pix: (55) 992354126 - Camila Willemberg







Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sem dois médicos, unidade de saúde de Santa Maria suspende agendamentos em fevereiro; entenda o motivo Anterior

Sem dois médicos, unidade de saúde de Santa Maria suspende agendamentos em fevereiro; entenda o motivo

Município alerta para tentativas de venda irregular de jazigos em cemitérios públicos Próximo

Município alerta para tentativas de venda irregular de jazigos em cemitérios públicos

Geral