A região de Santa Maria segue na bandeira laranja - que indica risco médio e transmissão de coronavírus - no sistema de Distanciamento Controlado. O mapa preliminar foi divulgado nesta sexta-feira em transmissão ao vivo feita pelo governador Eduardo Leite (PSBD). Com isso, as regras adotadas para restrições devem seguir as mesmas desta semana em todos os setores.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
Com mais 30 mortes, número de óbitos associados à Covid-19 chega a 4.574 no RS
Cada município, contudo, tem a alterativa do protocolo regional, já que a região passou a integrar a gestão compartilhada do sistema de bandeiras. O protocolo desenvolvido pela Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro) é mais restritivo que a bandeira laranja, mas menos que a vermelha.
Foi a primeira vez que todo o Estado teve a mesma classificação. A última vez que o RS registrou bandeira amarela (risco epidemiológico baixo) foi na 8ª rodada, entre os dias 30 de junho e 6 de julho. Desde então, o mapa oscilava entre bandeiras vermelhas e laranja.
INTERNAÇÕES
O Comitê de Dados do governo alerta para o elevado crescimento de novos registros de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias nas regiões de Santa Maria e Bagé. Em Santa Maria, o aumento foi de 61,8% (de 34 para 55 casos), e em Bagé, de 50% (de oito para 12 casos).
PODEM ADOTAR PROTOCOLO REGIONAL
- Agudo
- Cacequi
- Capão do Cipó
- Dilermando de Aguiar
- Dona Francisca
- Faxinal do Soturno
- Formigueiro
- Itaara
- Ivorá
- Jaguari
- Jari
- Júlio de Castilhos
- Mata
- Nova Esperança do Sul
- Nova Palma
- Paraíso do Sul
- Pinhal Grande
- Quevedos
- Restinga Sêca
- Santa Maria
- Santiago
- São Francisco de Assis
- São João do Polêsine
- São Martinho da Serra
- São Pedro do Sul
- São Sepé
- São Vicente do Sul
- Silveira Martins
- Toropi
- Unistalda
- Vila Nova do Sul
MÉDIA MÓVEL ESTADUAL
A maioria das regiões tem taxa de óbito menor que a média estadual. Das 21 regiões definidas pelo modelo de Distanciamento Controlado, 13 apresentaram média móvel de morte pela doença nos últimos sete dias inferior a 0,35. O levantamento divulgado pelo Comitê de Dados do governo para o enfrentamento da pandemia reúne informações atualizadas até quinta-feira.
Santa Maria é uma das seis regiões que hoje estão com a média móvel maior que a estadual. A região tem média de óbitos de 0,36 nos últimos sete dias. Cruz Alta também está na estatística, com 0,38. O índice é, inclusive, mais alto do que a taxa de mortalidade do Brasil, que nesta quinta-feira está em 0,33.
REGIÕES COM MÉDIA MÓVEL MENOR QUE MÉDIA ESTADUAL
- Uruguaiana: 0,03
- Ijuí: 0,06
- Bagé: 0,08
- Santa Cruz do Sul: 0,12
- Santa Rosa: 0,13
- Cachoeira do Sul: 0,14
- Erechim: 0,18
- Palmeira das Missões: 0,21
- Santo Ângelo: 0,26
- Caxias do Sul: 0,28
- Passo Fundo: 0,30
- Capão da Canoa: 0,32
- Lajeado: 0,32
REGIÕES COM MÉDIA MÓVEL MAIOR QUE MÉDIA ESTADUAL
- Pelotas: 0,55
- Guaíba: 0,48
- Porto Alegre: 0,48
- Taquara: 0,42
- Novo Hamburgo: 0,41
- Canoas: 0,38
- Cruz Alta: 0,38
- Santa Maria: 0,36