curioso

VÍDEO: moradores da Região Central afirmam ter visto 'objeto incandescente' no céu

João Pedro Lamas

Foto: Reprodução

Moradores da Região Central do Estado afirmam ter visto um "objeto incandescente" caindo do céu na noite desta quinta-feira, por volta das 22h30min.

Conforme os relatos que chegaram até o Diário via redes sociais, o objeto parecia um "meteorito ou um meteoro". Janelas de casas de diversas cidades - pelo menos 20, mas principalmente em Cruz Alta - teriam tremido e há relatos de pessoas que teriam ouvido um "som forte" durante a passagem.

Um vídeo do objeto teria sido gravado por um morador de Cruz Alta. Nele, é possível vê-lo desaparecendo no céu:


Tanto a Brigada Militar (BM) quanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmam ter visto o objeto na região de Cruz Alta. No entanto, não teria sido sentido o tremor ou ouvido o som forte relatado pelos leitores do Diário.

- O que vimos foi um objeto incandescente, que pensamos se tratar de uma espécie de fogo de artifício inicialmente. Não houve tremor ou ruído. Conversamos com uma pessoa que disse ter visto o objeto a uma distância de 10 km de Cruz Alta. Então, é possível que pessoas de diversas cidades, além de Cruz Alta, tenham visto também - disse à reportagem um dos policiais.

Não há, ainda, informação oficial sobre o que de fato era o objeto.

OBJETO SERIA UM "BÓLIDO"
Conforme o portal Metsul Meteorologia, o objeto seria um "bólido", ou seja, um meteoro. O professor Hernán Mostajo, diretor do Observatório Cosmos de astronomia, que fica em Itaara, concorda com o Metsul.

- Pode se tratar de um meteoro ferroso. Pelos vídeos que vi, o objeto tem uma cor meio âmbar, alaranjada. A variação química determina a cor do fragmento. Mas eu fui até o banco de dados da Nasa para ver como está a questão das quedas de satélites, e, a princípio, há um sendo monitorado que está para cair agora dia 12. Então não seria nenhum lixo espacial. Mas essa hipótese, de ser lixo espacial, não pode ser descartada ainda - conta.

Segundo ele, os satélites são feitos de ferro, alumínio e titânio. Na alta atmosfera, sua química se expande e queima, entrando em combustão e ficando da mesma cor do objeto visto. Quanto ao barulho relatado pelas pessoas, ele disse que é possível.

- Estando em baixa atmosfera, e o meteoro sendo de grandes proporções, ele pode rompê-la muito violentamente, rompendo, assim, a barreira do som, dando esse susto nas pessoas - diz.

Ouça a entrevista completa: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OUÇA: objeto no céu visto por moradores da Região Central pode ser meteoro ou lixo espacial, diz professor Anterior

OUÇA: objeto no céu visto por moradores da Região Central pode ser meteoro ou lixo espacial, diz professor

Uma pessoa fica ferida após acidente de trânsito na BR-287 em Santa Maria Próximo

Uma pessoa fica ferida após acidente de trânsito na BR-287 em Santa Maria

Geral