Foto: Beto Albert (Diário)

Com 233 votos, o equivalente a 0,16% do total, Moacir Alves (PRD) ficou na sétima colocação na disputa do 1º turno pela prefeitura de Santa Maria. Em conversa com o Diário na tarde desta segunda-feira (7), o candidato avaliou a sua campanha e projetou os próximos passos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Moacir Alves acompanhou a votação de domingo (6) na casa do seu vice, Zeca Lima, no centro de Santa Maria, somente entre amigos mais próximos. Ao analisar a sua trajetória, o candidato afirma que encontrou um cenário bastante adverso e que "teve todos os motivos para retirar a sua candidatura". Ele participou da votação com a candidatura indefirida, depois que a Justiça Eleitoral de Santa Maria indeferiu o registro dele e do vice, Zeca Lima, por irregularidades no Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP).
– O PRD é um partido novo em Santa Maria, pois é resultado da fusão entre o Patriotas e o PTB. Além disso, por causa da imperícia de dirigentes anteriores, tivemos que lidar com o ônus de tudo isso. Encontrei um cenário bem adverso e tive todos os motivos para retirar a minha candidatura. Já ingressamos na Justiça em relação a isso e esperamos que se resolva.
Questionado se acredita que a situação da sua candidatura possa ter influenciado o seu desempenho nas urnas, Moacir acredita que sim, mas reforça que os principais motivos foram a pouca visibilidade do partido no município e a falta de orçamento:
– Isso nos impediu de apresentar uma nominata completa de vereadores. Sem orçamento, não é possível contratar pessoas, equipamentos, ter visibilidade de rua. É uma soma de fatores que me fez pensar em retirar a minha candidatura, mas por apenas um motivo não o fiz: porque já fui candidato em outros momentos. Quando somos candidatos, um voto além do nosso é muito importante, é algo digno e que merece respeito. Acredito que não tive mais por causa desse cenário.
Ao olhar para trás e analisar o sentimento que fica após a sua campanha, o candidato afirma estar grato a todo o processo:
– Tenho gratidão a todos os veículos de comunicação que me oportunizaram participar desse processo em posição de igualdade com os demais candidatos, nos debates e em entrevistas. Assim, pude apresentar o meu plano de governo e apresentar a minha história. Também ficou marcado em mim a forma que as pessoas me cumprimentavam nas ruas, com respeito e apreço.
Agora, com os candidatos definidos para o 2º turno, Moacir Alves afirma que terá uma reunião ao longo da semana, junto ao partido, para definir quem apoiará nesta etapa.
– Tenho um sentimento por Santa Maria, por quem possa agregar. De um lado, um candidato que já foi prefeito mais de uma vez, e de outro, um vice-prefeito que apresentou um bom trabalho do governo que ele pertence. São dois candidatos que merecem respeito.
Sobre os próximos passos, Moacir Alves afirma que retornará aos atendimentos em seu consultório de odontologia ainda nesta semana. Além disso, se colocou à disposição para contribuir com a próxima gestão municipal:
– Estou pronto, como cidadão, para oferecer um pouco do meu conhecimento e experiência para a cidade de Santa Maria, independentemente do governo que esteja aí. Estamos prontos para ajudar.
Leia mais:
- Valdeci Oliveira e Rodrigo Decimo vão disputar o 2º turno das eleições em Santa Maria
- Eleições 2024: mais de 57 mil santa-marienses deixaram de ir às urnas no domingo
- Após derrota, Burmann avalia participação nas eleições: "Nos doamos a uma causa que não foi acolhida pela população"