O prefeito Cezar Schirmer (PMDB) deve assinar, nos próximos dias, o decreto que regra a circulação de caminhões de grande porte no Centro. A intenção é minimizar os problemas de trânsito causados pela circulação deste tipo de veículo. Para isso, foi estabelecida uma zona na área central onde caminhões acima de 7,5 toneladas e 9 metros de comprimentos estarão proibidos de circular entre 8h e 20h em dias de semana e 8h e 14 nos sábados.
A Zona de Restrição de Carga e Descarga (ZRCG), como foi nomeada, vai compreender o entorno de importantes vias da área central da cidade, como a Avenida Rio Branco, a Rua Floriano Peixoto, a Pinheiro Machado entre outras.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, a lei já existia, mas não era aplicada, principalmente, pela falta de sinalização adequada.
- Delimitamos uma área que vai ser toda sinalizada. Então, não poderá haver a desculpa que o motorista não sabia que não podia circular naquele determinado local - explica o secretário.
Conforme Passini, o movimento de caminhões de grande porte no Centro além de prejudicar o trânsito causa acidentes. Segundo ele, o assunto é alvo constante da reclamação de motoristas. Quem descumprir a medida, e entrar na área restrita, será multado.
Alguns caminhões terão permissão para circular
A proibição exclui alguns tipos de caminhões, obviamente de menor porte, como de transporte de valores, de gás, de combustível e de outros fins de interesse público. O decreto passa a valer a partir da assinatura do prefeito Schirmer.