Nas últimas 24 horas, Santa Maria registrou 70 novos casos e mais duas mortes pela Covid-19. Com isso, a cidade chegou, nesta terça-feira, a 966 casos confirmados e 23 óbitos.
Husm suspende cirurgias eletivas a partir desta quarta-feira
De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado no início da noite pela prefeitura, o número de pessoas consideradas recuperadas pulou de 390 pessoas ontem para 695 hoje, o que representa cerca de 71,9% do total de casos confirmados. Ainda há outros 6.027 casos considerados suspeitos e mais 2.515 já descartados.
A maioria dos infectados continua sendo pessoas na faixa etária entre 20 e 39 anos (426 pessoas), seguido por adultos entre 40 e 59 anos (331 pessoas), idosos com 60 anos ou mais (170 pessoas), adolescentes e jovens de 13 a 19 anos (22 pessoas) e crianças com até 12 anos (17 pessoas).
ÚLTIMOS ÓBITOS
As duas últimas mortes pela Covid-19 registradas hoje na cidade são de duas idosas, de 91 e 69 anos.
Conforme a prefeitura, a idosa de 91 anos tinha registro de doença neurológica crônica e enfisema pulmonar. Ainda de acordo com o órgão, ela deu entrada na UTI do Hospital de Caridade em 24 de junho e recebeu o diagnóstico positivo para o coronavírus no dia seguinte. O óbito foi registrado nesta terça.
Já a idosa de 69 anos tinha registro de doença cardiovascular, doença renal crônica e histórico de transplante renal. Ela deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em 16 de julho. No mesmo dia, a paciente foi transferida para o Hospital Regional, internada em leito clínico. A confirmação para o coronavírus ocorreu em 17 de julho. O óbito foi confirmado também nesta terça.
Rio Grande do Sul confirma outras 64 mortes por coronavírus
OCUPAÇÃO DE UTIS
A cidade de Santa Maria tem, nesta terça-feira, 61,7% dos leitos de UTI ocupados, entre públicos e privados, de acordo com a última atualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A maioria dos pacientes internados hoje - 37 pessoas - são portadores de outras doenças. O restante são pacientes confirmados com a Covid-19 - 18 pessoas - e com a suspeita da doença ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - 3 pessoas.
A instituição que mais preocupa é o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que oferta 24 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta terça, a ocupação chegou a 95,8%, que representam 23 pacientes internados. Desde o dia 16 de julho, a instituição tem ficado na casa dos 90% desde o dia 16 de julho. A exceção foi no último domingo, quando todos os leitos foram ocupados.