Ainda não há previsão para envio de uma nova remessa de doses da CoronaVac para os municípios gaúchos, conforme a assessoria de comunicação do governo estadual. Um carregamento com 53,4 mil doses da vacina contra a Covid-19 chegou ao Estado na última segunda-feira. Essas doses pertencem ao novo lote de 4,1 milhões, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última sexta-feira, dia 22 de janeiro.
7 mil doses da vacina de Oxford estão na 4ªCRS
Conforme o governo do Estado, ainda está sendo feita a definição de como será a distribuição. Há a possibilidade de que as doses dessa remessa sejam encaminhadas para as coordenadorias regionais de saúde junto das segundas doses que deverão ser aplicadas em pessoas que já receberam a primeira dose da CoronaVac na primeira remessa do imunizante. Santa Maria já recebeu 4,2 mil doses da Coronavac na primeira remessa, enviada em 19 de janeiro. O envio das segundas doses está previsto apenas para fevereiro. De acordo com o governo, a logística ainda é estudada, mas não há definição.
A responsável pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), sediada em Santa Maria, Fabrícia Ennes, também não tem uma previsão para a chegada das doses à Região Central do Estado.
Governador manifesta interesse em adquirir vacina russa após aprovação da Anvisa
Assim como as 341,8 mil vacinas CoronaVac que já chegaram ao Rio Grande do Sul no dia 18 de janeiro, as novas doses também serão ministradas em duas aplicações, e serão destinadas majoritariamente aos trabalhadores da saúde. A remessa que chegou nesta segunda é a terceira recebida pelo Estado. Somando com o lote de 116 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca recebidos no último domingo, o Estado já recebeu 511,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19.
*colaborou Felipe Backes