Para todas as idades: rústica em conscientização sobre o autismo reúne grande público em Santa Maria

A 1ª Rústica pela conscientização do autismo reuniu grande público na manhã deste domingo (23) em Santa Maria. Promovido pela Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) e o centro de referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) Compreender para Atuar, o evento ocorreu no Estádio Coronel Iriovaldo Maciel de Vargas, no Bairro Nossa Senhora das Dores. A estimativa da organização é de que mil pessoas tenham participado do evento, sendo que cerca de 400 estavam inscritas para participar das corridas e caminhada.

Trajetos

Para serem realizadas a prova Kids, corridas de 3km e 6km e caminhada, a prefeitura de Santa Maria realizou bloqueios na Rua Pinto Bandeira, entre as ruas Euclides da Cunha e Bento Gonçalves durante a manhã. Os trechos foram sinalizados, para que os participantes fizessem o trajeto pelas Avenidas Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora Medianeira a partir das 8h30min.

Antes do início das atividades, a coordenadora técnica do centro Compreender para Atuar, Jéssica de Oliveira, falou sobre a expectativa para o evento:

– A minha expectativa é de que as pessoas venham e se informem sobre o autismo. Nós produzimos também alguns folders informativos, trazendo conhecimento sobre o autismo para que as pessoas queiram realmente saber o que é e tentar diminuir esses estigmas e rótulos que são criados acerca dessas pessoas, além de ajudar na inclusão efetiva na sociedade.


Tudo pela causa

Por volta das 7h30min, o estádio já começava a receber o público. Em uma barraca da Fisma, os participantes recebiam um kit com camiseta, número de inscrição, entre outros materiais. No campo central, a policial civil Alessandra Acosta, 43, realizava alguns exercícios de aquecimento para a corrida.

– Eu vou participar dos 6 km e a minha expectativa mesmo é colaborar com o evento, porque acho que a causa é muito importante. Tentei também convidar muitas pessoas para participar, porque realmente essa conscientização se faz cada vez mais necessária. Que todas as pessoas entendam o que é o autismo e também abracem as famílias que possuem filhos autistas. Eu mesma tenho amigos que tem filhos autistas e sei da luta que eles enfrentam. Então, acho que este evento vai ser um sucesso – relata a participante.

O editor de vídeo Jonathan de Souza, 35 anos, levou os filhos ao evento. Aos sete anos, João Marcos foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. Hoje, aos 10 anos, ele curte ao lado da irmã, Maria Julia, de apenas seis anos, uma atividade de acolhimento e respeito pelas diferenças. Para Jonathan, a oportunidade é importante:

– É um modo de chamar a atenção para esta causa. Enquanto pai de um filho autista e uma filha não autista, acho importante ele ter essa convivência com os amigos e ela entender um pouco sobre a conscientização, participar junto. E claro, trazer toda a família para se divertir.

Maria Julia participou da primeira categoria do dia: a corrida Kids. Ao final do percurso, ela ganhou uma medalha. Outra criança que participou do trajeto foi Arturo, de apenas um ano. O pequeno foi acompanhado pela mãe, a professora Larissa Passini, 38, e a avô, a comerciante Jane Brum, 59. Ao Diário, Larissa conta que esta é a primeira participação de Arturo em uma corrida, visto que o menino começou a dar os primeiros passos há dois meses atrás.

– É muito importante participar de eventos esportivos e incentivar a inclusão. Nós estamos muito felizes em fazer parte disso – afirma.

O prefeito Jorge Pozzobom, além de secretários municipais e outras autoridades também participaram do evento. A programação também conta com mateada, atrações musicais e as diversas atividades recreativas disponibilizadas para as crianças.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Arianne Lima

[email protected]

Anterior

Santa Maria confirma quatro óbitos em decorrência da Covid-19

Bom pra cachorro? Óleo de cannabis pode servir no tratamento de alergias em pets, aponta pesquisa pioneira na UFSM Próximo

Bom pra cachorro? Óleo de cannabis pode servir no tratamento de alergias em pets, aponta pesquisa pioneira na UFSM

Saúde