data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
A nova remessa de vacinas da gripe, que começou a ser aplicada na manhã desta sexta-feira, esgotou por volta de 13h30min em Santa Maria. Antes mesmo das 8h, já formavam-se filas em frentes às seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) que aplicavam as vacinas e também no Parque da Medianeira, onde ocorreu a vacinação no sistema drive thru. Por lá, a fila chegou, assim como na semana passada, a quatro quilômetros, pelas avenidas Medianeira e Hélvio Basso, a BR-158 e chegou a ingressar na Rua Duque de Caxias.
A terceira remessa teve, no total, 12,1 mil doses para idosos e profissionais de saúde. Além dos sete pontos de vacinação de hoje, que receberam cerca de metade dessas doses, a outra metade ficou com os lares de idosos e os distritos do município, que terão imunização no final de semana.
VÍDEO+FOTOS: centro de Santa Maria tem filas e trânsito intensificado
Somadas as doses de hoje às 27,4 mil das outras remessas, 39,5 mil pessoas dos grupos prioritários já se vacinaram em Santa Maria. Mais vacinas devem chegar em breve e a prefeitura vai divulgar como será a distribuição.
Apesar da vacina contra a Influenza não prevenir contra a Covid-19, pretende-se proteger a população contra outros vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B), além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Destaca-se que os sintomas da gripe são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação da campanha visa reduzir a circulação de Influenza na população.
Pontos de vacinação no final de semana
Sábado, das 9h às 12h (ou até durarem os estoques)
- Local - subprefeitura do distrito de Palma
Domingo, das 9h às 12h (ou até durarem os estoques)
- Local - salão ao lado da igreja da localidade de Colônia Pinheiro, no distrito de Santa Flora
Lares assistenciais e serviços de saúde
A partir desta quinta-feira, começaram a ser enviadas 1,5 mil doses para as instituições de longa permanência para idosos, atendendo a pessoas com mais de 60 anos e aos profissionais de saúde que nesses lugares atuam. Hospitais e serviços de saúde que estão diretamente no enfrentamento ao coronavírus e que, por isso, têm profissionais constantemente expostos e que ainda não foram imunizados, também receberão vacinas. Para esses, serão destinadas 2,5 mil doses.
Vacinação no interior
Neste fim de semana, a Unidade Móvel de Saúde do município estará nos distritos. No sábado, as doses estarão disponíveis das 9h às 12h, na subprefeitura do distrito de Palma. Já no domingo, no mesmo horário, a Unidade Móvel estará no salão ao lado da igreja da localidade de Colônia Pinheiro, no distrito de Santa Flora. Ao todo, estarão disponíveis 1,2 mil doses, contemplando os idosos que têm dificuldade de acessar o serviço de saúde. O restante das doses será destinado a vacinação de idosos acamados, conforme levantamento feito pelas unidades de saúde do município.