Inovar, para quê?

Maria Denise Schimith

Em 2024, o Centro de Ciências da Saúde (CCS), em parceria com a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vai proporcionar à comunidade acadêmica uma formação em inovação. 


A proposta surgiu na 1ª Conferência Democrática do CCS, que já foi um movimento inovador, a qual reuniu parcela representativa da comunidade do CCS para discutir e propor ações para a gestão 2022-2026, guiada pela pergunta: o que queremos para o CCS?

 
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


O planejamento da conferência foi embasado no Plano de Desenvolvimento Instirucional (PDI) da UFSM, no qual o Desafio 4 é inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia. Tal desafio abrange objetivos direcionados a desenvolver e inserir na sociedade tecnologias sociais e a produção artística e cultural, a aumentar a inserção científica institucional, bem como fortalecer a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a transferência de tecnologias para a sociedade. 


Um dos objetivos é aumentar a inserção científica da instituição, abrangendo a produção científica e tecnológica, as tecnologias sociais e a produção cultural. Com isso, a UFSM objetiva oferecer cursos de excelência integrados à sociedade, visão global e humanista, comprometidos com a sociedade, com o meio ambiente e com o desenvolvimento científico e tecnológico.


Uma das propostas do Desafio 4 do PDI para o CCS foi oferecer formação em inovação aos(às) docentes, técnicos administrativos em Educação (TAE) e estudantes. A Proinova estabaleceu convênio com a empresa Emerge para garantir essa entrega.

 

Programa de Inovação do CCS
O Programa de Inovação do CCS é um projeto de capacitação para servidores e estudantes que desejam aprofundar o conhecimento sobre o processo para inovar. Ele está estruturado em duas trilhas de formação: a primeira por meio do curso Inovação para Cientistas, da Emerge; e a segunda será a oficina de modelagem de negócios e propostas de parcerias. A formação visa oferecer trilhas completas de formação em inovação a partir de pesquisas em andamento.

 
A primeira trilha não tem limite de vagas – será desenvolvida de modo remoto, contando com 20h de atividades online, síncronas e assíncronas. Com isso, oferece ao(à) participante a liberdade para organizar seu tempo e otimizar seus estudos. A segunda trilha será a modelagem de negócios e focará em 10 projetos de pesquisa, selecionados durante a primeira.

 
O programa está aberto para cientistas de outros centros da UFSM e do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Convidamos a todos e todas para realizarem sua inscrição até o dia 3 de maio de 2024 neste link: clique aqui.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comemorações da UFSM Anterior

Comemorações da UFSM

Universidades empreendedoras: o futuro da inovação é agora Próximo

Universidades empreendedoras: o futuro da inovação é agora

Colunistas do Site