Foto: Divulgação
O sorridente quarteto da foto que ilustra esta nota enfrenta dias decisivos. E que culminam neste domingo, 30, na Capital. É o prazo que o PT gaúcho se impôs para resolver a encrenca que se tornou a escolha do candidato do partido ao Senado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Até dois meses atrás parecia estar tudo definido, com a eleição de Valdeci Oliveira (na foto, à esq.) para presidir a agremiação no Estado e Edegar Pretto (na foto, à dir.) o concorrente ao Palácio Piratini. Os dois do centro da imagem também tinham destino: Paulo Pimenta seria o candidato ao Senado e Paulo Paim se aposentaria, como havia sido acordado antes do final de 2024. A segunda das duas vagas disponíveis à disputa senatorial está destinada a Manuela D’Ávila, ex-comunista do B e a caminho do PSol. A questão toda é que, no meio do caminho, Paim mudou o discurso, alegando pressões de organizações sindicais e de outros movimentos sociais, que sempre o apoiaram e que não teriam visto com bons olhos a desistência. Trocando em miúdos: o senador com 24 anos de mandato estava de volta ao jogo.
E então está feita a confusão no interior do petismo gaúcho. Se for no voto, se garante, Pimenta leva. Mas esse não é o interesse, consta, do deputado santa-mariense, que até preferiria abrir mão, se Paim não for convencido a deixar a disputa. Aparentemente, é o que se tentou, sem resultado, na reunião que resultou na tal foto, feita em Canoas, território do senador, no final da última semana.
De maneira que encontros se sucederam ao longo dos dias mais recentes – inclusive um, no início da noite desta sexta e não encerrado até o fechamento da coluna. A bola, se diz, está com Paim. Se quiser, concorre. Se não, Pimenta assume o bastão. No primeiro caso, o deputado federal vai buscar um sétimo mandato.
A seção santa-mariense é diretamente interessada no que for decidido. E não apenas por conta do deputado federal. Também há outra consequência. A primeira delas é a assunção de Valdeci Oliveira como candidato à Câmara. A segunda, a abertura da vaga à Assembleia, postulada pelos vereadores Valdir Oliveira e Sidinei Cardoso.