Foto: Leandro Rodrigues (Divulgação)
É verdade que talvez mais militantes e dirigentes devessem ter comparecido. Bem ajustadinho, o salão B do Avenida Tênis Clube não comportava além dos cerca de 350 que o lotaram no último sábado (16).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Dito isto, que talvez seja detalhe desimportante neste momento, o fato é que a edição santa-mariense da série “Pelo Rio Grande”, do MDB gaúcho, foi considerada um sucesso, pelos organizadores – sobretudo o secretário (e deputado estadual licenciado) de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, o presidente local Igor Alves Severo, e o coordenador regional Marcelo Acosta.
Estiveram na boca do monte, além do presidente estadual, deputado Vilmar Zanchin, o vice-governador Gabriel Souza, dois outros secretários, Edivilson Brum (Agricultura) e Juvir Costella (Logística e Transportes), os deputados estaduais Patrícia Alba, Rafael Braga e Tiago Simon e o vice-presidente do MDB-RS, ex-senador José Fogaça.
Essa representatividade, que incluiu quatro coordenadorias regionais – além da Central, também Centro Serra, Quarta Colônia e Vale do Jaguari – permitiu consolidar duas situações. Ambas levando ao entendimento que, sim, o MDB está pronto para entrar em campo em 2026.
Uma é a sensação de que adversários internos de Gabriel Souza, que existem e são graúdos, estão fora. Seja porque se afastaram, seja pelo fato de o vice-governador ter se consolidado a tal ponto internamente, que não haveria qualquer chance de perder espaço entre seus pares.
Assim, a pré-candidatura do segundo de Eduardo Leite, que o apoia, se coloca como definitiva e o próprio Gabriel Souza passa a articular, mais decididamente, a aliança que pretende formar para se tornar (mais) competitivo.
A segunda situação é regional. Está mais que evidente a chancela da militância à busca de novo mandato na Assembleia para Beto Fantinel. Que uniu a agremiação no centro gaúcho e expande sua influência pelo Estado.
Mais que isso, está formando dobradinhas pelo Rio Grande inteiro, o que é fundamental para ampliar sua votação, com destaque justamente pelo centro gaúcho. E a foto que ilustra esta nota pode ser considerada o símbolo da situação. Afinal, a imagem reúne o próprio Fantinel, e seus dois escudeiros na região, na disputa de 2026. Justamente o vereador santa-mariense Rudys Rodrigues e o ex-prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno.
Não fosse por outras razões, essas duas (a consolidação de Souza e a união de Fantinel com Rudys e Salerno) garantem que o emedebismo ambiciona seguir no poder estadual.