Em quatro questões, o que pensa o presidente do MDB, Igor Severo

Uma das novidades da política local em 2025 foi Igor Alves Severo. Contador por profissão, era o tesoureiro e foi pinçado para virar presidente do MDB. A convite da coluna, ele respondeu a quatro questões – que tratam do presente e do futuro da agremiação que lidera. O leitor confere um resumo a seguir:

​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Claudemir Pereira – Como foi 2025, em que o senhor assumiu a presidência do MDB? E especialmente para o partido?

Igor Alves SeveroDo ponto de vista político e partidário, foi dos mais importantes nos últimos tempos. Foi o ano em que houve reorganização interna, de potencialização da juventude e fortalecimento da nossa base, especialmente na Câmara. Em 2024, o MDB elegeu dois vereadores: Rudys e Bolinha. Que hoje representam muito, tanto pela votação expressiva quanto pela qualificação e pela base eleitoral sólida construída. 2025 também foi maravilhoso porque temos o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Beto Fantinel. Que revolucionou a pasta. Quero destacar também o secretário-adjunto, Gustavo Saldanha. Ele teve papel fundamental na parte técnica.
No âmbito municipal, há os nossos secretários: de Meio Ambiente, Diego Rigon, e adjunto de Desenvolvimento Social, Marcelo Acosta. Como cidadão da cidade, afirmo: entre as secretarias que mais entregam resultados hoje, duas são aquelas onde o MDB está presente.

CP – Qual a relação com o governo municipal?
IASO diretório teve, de forma oficial, duas reuniões com o governo. Além disso, o MDB sempre cobrou, de maneira clara, a necessidade de melhorar a comunicação e o diálogo. Nós temos plena consciência de que Santa Maria vive momento de crise financeira, o que reduz significativamente a capacidade de entrega. Ainda assim, o MDB sempre deixou claro ao prefeito Rodrigo Décimo que é parceiro para ajudar, contribuir e construir soluções.

CP – Quais as expectativas para 2026, especialmente porque, ao que tudo indica, MDB e PSD (partido do prefeito e do governador) estarão juntos no pleito?
IASSão muito positivas. O partido chega para esse novo ciclo mais organizado, mais unido e mais maduro politicamente, fruto de todo o trabalho de feito em 2025. Em relação à possível construção conjunta entre MDB e PSD, o MDB encara esse cenário com muita naturalidade e responsabilidade. Trata-se de dois partidos que participam do governo municipal e do governo estadual, e que têm compromisso com a estabilidade, o diálogo e o desenvolvimento.

CP – Diferente de outros pleitos, o MDB acena para apoiar de fato uma dobradinha local, com Beto Fantinel (estadual) e Rudys Rodrigues (federal). Será possível manter a sigla unida em torno deles?
IASO partido fez opção clara por valorizar lideranças locais, e hoje nós temos dois nomes muito fortes, identificados com Santa Maria e com grande potencial eleitoral.
O vereador Rudys Rodrigues é um. Foi dos mais votados e tem característica muito própria: é extremamente próximo da comunidade, muito presente no dia a dia das pessoas e com capacidade de comunicação diferenciada. O outro nome é Beto Fantinel. É uma das lideranças que mais entregou resultados, com ações concretas e investimentos importantes, inclusive para Santa Maria. Ele representa trabalho, resultado e compromisso com a cidade.
Eleger o Rudys e o Beto significa fortalecer Santa Maria, fortalecer o MDB e garantir que a cidade tenha representantes que realmente trabalhem por ela.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Quem era grande continua grande: PT, MDB, PP, PDT, PSDB, PRD Anterior

Quem era grande continua grande: PT, MDB, PP, PDT, PSDB, PRD

Os destinos possíveis de Riesgo e os nomes do Novo para 2026 Próximo

Os destinos possíveis de Riesgo e os nomes do Novo para 2026

Claudemir Pereira