Congresso analisa usar parte do Fundo Eleitoral para enfrentar calamidades; entenda

Congresso analisa usar parte do Fundo Eleitoral para enfrentar calamidades; entenda

Foto: Rodolfo Stucker (Divulgação)

Tramita no Congresso Nacional projeto de lei que prevê que os partidos políticos poderão renunciar a uma parte dos recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário e destinar um fundo específico ao enfrentamento de emergências e calamidades. De autoria da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, a proposta partiu de uma iniciativa legislativa registrada no portal e-Cidadania, no caso apresentada pela população.

 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A Lei Geral das Eleições já permite que as siglas renunciem às verbas do Fundo Especial de Campanha (FEFC). Nessas situações, entretanto, os valores retornam aos cofres públicos, sem a possibilidade de que os partidos especifiquem uma destinação para os recursos. O projeto, segundo a Agência Senado, permite que o dinheiro do Fundo Partidário e do FEFC sejam transferidos parcialmente para o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap).

 
Registrada em 2020 no portal e-Cidadania, a proposta, inicialmente, previa a renúncia de parte do dinheiro para investir no combate à Covid-19. Relatora da proposta na Comissão de Direitos Humanos, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), acolheu a sugestão, como um mecanismo permanente de resposta a calamidades públicas.

 
– A essência da sugestão reside na ideia de que recursos públicos, mesmo aqueles com destinação específica, como os fundos partidário e eleitoral, deveriam ser flexíveis o suficiente para serem direcionados a necessidades emergenciais e de grande impacto social.Essa premissa continua válida, e talvez ainda mais relevante, diante da crescente frequência e severidade de outras situações de calamidade, como desastres ambientais que têm assolado diversas regiões do país nos últimos anos – afirmou Damares.



Leia mais:

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura de Santa Maria economiza R$ 400 mil ao mês com corte de gastos Anterior

Prefeitura de Santa Maria economiza R$ 400 mil ao mês com corte de gastos

Governador em exercício visita Vale Vêneto neste final de semana Próximo

Governador em exercício visita Vale Vêneto neste final de semana

Jaqueline Silveira