Foto: Marcelo Camargo
Uma cena nada comum em reunião ministerial chamou atenção nesta terça-feira (26) no encontro do presidente Lula (PT) com sua equipe para tratar sobre o impacto do tarifaço do governo americano aos produtos brasileiros e também sobre as entregas de sua gestão. Grande parte dos ministros e, inclusive, Lula estavam de bonés azuis com a frase “o Brasil é dos brasileiros”. Trata-se de um contraponto aos bonés vermelhos com o lema “Faça a América Grande de Novo” utilizados pela oposição em homenagem a Donald Trump.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na reunião, Lula criticou a taxação de parceiros comerciais, no caso os EUA, e afirmou que “o Brasil não aceitará “desaforo, ofensas e petulância de ninguém”. O governo deveria, sim, estar preocupado em não jogar mais lenha na fogueira com frases de efeitos e procurar resolver os problemas do país: há centenas de pessoas perdendo seus empregos e empresas com a saúde financeira impactada. E, claro, entregar as promessas de campanha.
O mesmo vale para oposição que, em vez de comemorar sanções impostas ao país e a autoridades, deveria estar ajudando a buscar soluções concretas para a população, já que grande parte da população rejeita a polarização tóxica. Apesar de que não dá para esperar muito de uma esquerda e uma direita que fazem guerra de bonés. Por favor, menos bonés, mais soluções. O país agradece.