Foto: Divulgação
Do grupo do governador Eduardo Leite (PSD), o prefeito Rodrigo Decimo se filiou ao Partido Social Democrático (PSD), no sábado (30), em um encontro promovido pela sigla na capital gaúcha. Com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, esse foi o primeiro grande evento comandado pelo governador, que trocou o PSDB pelo PSD em maio deste ano. O ato foi marcado pela filiação de muitas lideranças, entre elas, cerca de 30 prefeitos. Dois deles governam as principais cidades conquistadas pelo PSDB nas eleições 2024. Além de Decimo, Adiló Didomenico, de Caxias do Sul, filiou-se ao partido.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Oficializo minha adesão ao PSD por acreditar que devemos estar unidos por um Estado e um país maiores, menos polarizados e que pensem, acima de tudo, nas pessoas e nas políticas públicas que fazem a diferença para sociedade. Acredito que este ato representa a força do Rio Grande do Sul, capitaneado pelo governador Eduardo Leite, que lidera este movimento com coragem e determinação para mostrar que, assim como temos um Rio Grande forte e resiliente, podemos ter um Brasil grande e com mais esperança. Agradeço, também, ao PSDB pelo acolhimento. Despeço-me do partido com orgulho do que construímos – afirmou Decimo após a filiação.
O prefeito de Santa Maria é novato na política: ingressou no Partido Social Liberal (PSL), em 2020, para concorrer a vice de Jorge Pozzobom (PSD), à época do PSDB. Ao longo do mandato de vice, PSL e Dem se uniram e ele passou a pertencer ao União Brasil. O PL chegou a anunciar Decimo como o nome para concorrer à prefeitura, mas o Piratini acabou abortando a possibilidade. Como isso, Decimo se filiou ao PSDB, em início de abril de 2024, para a disputar o comando da cidade. Após mais de um ano tucano, ingressa no PSD.
Para uma trajetória política curta, a vida partidária foi bem movimentada.