transporte de cargas

Nova Tabela de Fretes entra em vigor na segunda

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, na quinta-feira, nova Resolução que estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos valores mínimos do serviço de transporte rodoviário de cargas. Após negociação com o setor regulado e os caminhoneiros, a agência estabeleceu mudanças na Tabela de Fretes, a pedido da categoria. Os novos preços começam a valer na segunda-feira que vem.

Corridas de táxi em Santa Maria ficam até 12% mais caras

Entre as novidades, está a criação do frete de retorno. Essa regra beneficia, por exemplo, o caminhão que transporta combustível e não pode voltar transportando outro tipo de carga. Agora, passa a ser obrigatório o pagamento do frete de volta.

Também foi incluída, no cálculo do piso mínimo, a cobrança do valor das diárias do caminhoneiro com refeições e hospedagem. A Resolução mantém a inclusão dos gastos com pedágio no valor do frete. Se houver praças de cobrança no trajeto do caminhão, os valores devem ser acrescidos no preço do frete, conforme a ANTT.

Restituições do lote residual do Imposto de Renda são pagas nesta quarta

A tabela foi criada em 2018, depois da grande greve dos caminhoneiros que parou o país por nove dias e provocou desabastecimento de diversos produtos, inclusive de alimentação. Na ocasião, os trabalhadores bloquearam estradas, impedindo a passagem de caminhões e veículos de carga. A principal cobrança da categoria era por uma tabela para cobrir os gastos com combustível.

A nova tabela de fretes está disponível no site da ANTT.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mega-Sena deve pagar R$ 27 milhões neste sábado

Próximo

Corridas de táxi em Santa Maria ficam até 12% mais caras

Economia