Foto: Nathália Schneider (Diário/Arquivo)
Instituição também está com inscrições abertas para Encontro dos Pesquisadores do Arquivo Histórico, evento que ocorre de 28 a 30 de novembro.
A história de Santa Maria está diretamente ligada às locomotivas, trilhos e ferrovias. Para fazer um resgate histórico da ferrovia da cidade, estado e país, nesta sexta-feira (22) e neste sábado (23) ocorre a 3ª Mostra de Modelismo Ferroviário. O evento, realizado pela Associação de Ferromodelismo de Santa Maria (AFSM), tem como objetivo divulgar o modelismo ferroviário a partir de réplicas em escala. A mostra ocorre no Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria José Antonio Brenner de Brenner (AHMSM – Rua Appel, 900), com visitação gratuita.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Nesta sexta-feira, a Mostra estará aberta para visitação das escolas, mediante agendamento antecipado por telefone ou e-mail. Os contatos são (55) 3174-1560 – ramal 2, ou [email protected]. O horário para visitação é das 9h às 11h30min e das 14h às 17h. Já no sábado, o horário para visitação é das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia, e aberto ao público em geral.
O ferromodelismo, ou modelismo ferroviário, é um dos hobbies mais antigos do mundo e consiste na construção de modelos ferroviários em escala reduzida, que surgiu com a adoção massiva do transporte ferroviário. As primeiras miniaturas de trens que se tem notícia foram fabricadas por volta de 1.830 por artesãos alemães. Este é um hobby que envolve várias habilidades, desde a marcenaria, a modelagem, até a aplicação de sistemas de controle informatizado, que podem ser empregados pelos modelistas para confeccionar sua maquete ou material rodante.
A Mostra tem como objetivo divulgar a prática do modelismo ferroviário e o resgate histórico da cultura ferroviária da nossa cidade, estado e país. Os ferromodelistas criam réplicas em miniatura de trens, locomotivas, vagões, estações, ferrovia e paisagens ferroviárias buscando reproduzir o cenário realista de uma ferrovia real. Em geral, os ferreomodelistas da AFSM produzem suas maquetes na escala HO, que representa uma proporção de 1/87 ou 87 vezes menor que o real.
Além da prefeitura de Santa Maria, o evento também conta com apoio do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria José Antonio Brenner de Brenner e da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa (AMARQHIST).
Encontro dos pesquisadores
O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria José Antonio Brenner de Brenner está com inscrições abertas para comunicadores, até esta segunda-feira (25), para o 13º Encontro dos Pesquisadores AHMSM. O evento ocorre de 28 a 30 de novembro e tem como objetivo servir de espaço de divulgação e discussão das produções intelectuais que se utilizam de fontes documentais do Arquivo Histórico, bem como de outras instituições de memória.
Para se inscrever, como ouvinte ou comunicador, é necessário enviar e-mail para [email protected], com nome completo, profissão, telefone e aguardar confirmação. Inscrições para comunicadores devem vir acompanhadas de texto para avaliação até segunda-feira (25). As inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia do evento. A taxa de inscrição é de R$ 20 para associados da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa (AMARQHIST) e R$ 30 para o público em geral.
A programação do Encontro de Pesquisadores terá apresentação de trabalhos nos dias 28 e 29 de novembro, a partir das 13h30min, no AHMSM (Rua Appel, 900). No dia 30, ocorre o encontro “Histórias de Vidas: Fragmentos de Memória Genealógica”, às 14h30min, com o tema “Radiojornalismo em Santa Maria”, no mesmo local. Os convidados são Fernando Adão Schmidt, Gilda May Cardoso, Hugo Fontana e Vicente Paulo Bisogno.
Normas para envio dos trabalhos
- Texto de até no máximo 3.000 caracteres e título com no máximo 76 caracteres (incluindo espaços);
- Temáticas preferenciais sobre a cidade de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul e gestão de acervos documentais;
- Fonte 12, Times New Roman, Espaço simples, Word;
- Até três imagens ilustrativas relacionadas à temática do texto, arquivos individuais com legenda e créditos, resolução de no mínimo 180 dpi;
- Foto e informações do autor – nome completo e titulação;
- Informar no e-mail o melhor dia para apresentação, caso o trabalho seja aprovado.
Apresentação/Publicação dos trabalhos aprovados
- A relação das comunicações aprovadas e horários das apresentações será divulgada no dia 26 de novembro, via e-mail, site e página do Arquivo no Facebook.
- Os artigos selecionados e apresentados no evento serão publicados na Seção Memória do Jornal Diário de Santa Maria, conforme a disponibilidade do mesmo.
Mais informações sobre os eventos
- Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria José Antonio Brenner de Brenner
- Endereço: Rua Appel, 900.
- Telefone: (55) 3174-1560 – ramal 2
- E-mail: [email protected]
- Horário: De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h
*com informações da prefeitura de Santa Maria