“Está praticamente inviável pegar aplicativo nesse horário”, diz sócio-diretor da Cia das Diaristas sobre paralisação do transporte coletivo

“Está praticamente inviável pegar aplicativo nesse horário”, diz sócio-diretor da Cia das Diaristas sobre paralisação do transporte coletivo

Foto: Rian Lacerda (Diário)

A paralisação dos rodoviários registrada na manhã desta terça-feira (23) provoca dificuldades logísticas para trabalhadores e empresas que dependem do transporte coletivo em Santa Maria. Um dos setores impactados é o de serviços domésticos, especialmente em um período de alta demanda devido às festas de fim de ano.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN, o sócio-diretor da Cia das Diaristas, Cássio Siqueira, afirmou que a paralisação afetou grande parte das colaboradoras da empresa, que utilizam majoritariamente o transporte coletivo para se deslocar até os locais de trabalho.

— A logística hoje complicou bastante. As nossas colaboradoras dependem quase exclusivamente do transporte público para chegar aos clientes, e muitas não conseguiram ir ainda — relatou.

Atualmente, a empresa conta com cerca de 35 a 37 funcionárias. Segundo Siqueira, o impacto não foi total, já que algumas funcionárias que moram próximas aos clientes conseguiram cumprir a agenda. Outras tentaram se deslocar por meio de aplicativos de transporte, especialmente nas primeiras horas da manhã, mas os valores elevados dificultaram essa alternativa.

— Pelo que elas nos relataram, está praticamente inviável pegar aplicativo nesse horário por conta do valor alto, que sobe em função da demanda — explicou.


Alta demanda na véspera do Natal

A paralisação ocorre em um dos períodos mais movimentados do ano para o setor. De acordo com o sócio-diretor, a demanda por serviços aumenta significativamente nas semanas que antecedem o Natal e o Ano-Novo, com agenda completamente lotada nesta terça-feira, na véspera da data comemorativa.

Para minimizar os impactos, a empresa precisou reorganizar toda a logística planejada para o dia. Funcionárias do escritório entraram em contato tanto com as diaristas quanto com os clientes, informando sobre possíveis atrasos nos atendimentos.

— A gente está fazendo essa mão dupla: contato com as funcionárias e com os clientes ao mesmo tempo. O planejamento que existia para hoje precisou ser completamente modificado — disse.

Apesar dos esforços para contornar a situação, Siqueira admite que pode haver prejuízo financeiro caso ocorram cancelamentos de serviços:

— Por enquanto estamos tentando controlar, mas se tiverem serviços cancelados em função do horário, com certeza vai haver prejuízo. Isso é inegável.

A greve do transporte coletivo segue impactando a rotina de trabalhadores e empresas que dependem do serviço para manter suas atividades na cidade. A prefeitura de Santa Maria afirma que acompanha a manifestação das empresas e reforça que o serviço é essencial para a população.


Confira a entrevista completa:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Paralisação do transporte coletivo afeta rotina de cerca de 60 mil pessoas, afirma presidente da ATU Anterior

Paralisação do transporte coletivo afeta rotina de cerca de 60 mil pessoas, afirma presidente da ATU

Chuva persistente marca a terça-feira em Santa Maria; instabilidade segue até quinta Próximo

Chuva persistente marca a terça-feira em Santa Maria; instabilidade segue até quinta

Geral