Foto: Rian Lacerda (Diário)
Um incêndio consumiu completamente uma residência localizada no distrito Passo do Verde, em Santa Maria, às margens da BR-392, na madrugada desta segunda-feira (8). O morador, que estava sozinho no imóvel, conseguiu escapar sem ferimentos. Diante da perda total da estrutura, vizinhos iniciaram uma rede de solidariedade com a meta de reconstruir a casa antes do Natal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O incêndio ocorreu por volta da meia-noite. A casa ficava em um declive logo abaixo da rodovia. O fogo atingiu também a vegetação no entorno, espalhando-se para árvores e chegando a atingir o outro lado da pista.
De acordo com relatos de moradores, há a suspeita de que o fogo tenha iniciado na vegetação, possivelmente causado por uma bituca de cigarro arremessada da rodovia, e se alastrado para a residência devido à proximidade. As causas oficiais deverão ser apuradas por investigação.
Solidariedade
O morador Julio Cesar da Silva Araujo, 66 anos, que vive no balneário há quatro anos, presenciou o incêndio e prestou ajuda.
– O fogo passou para o outro lado, queimando o mato. Só um caminhão (dos bombeiros) veio, apagou do lado de lá e, depois, veio para cá. Foram ágeis e apagaram rápido – relatou Araújo.
Do imóvel restaram apenas as vigas. Na manhã desta segunda-feira (8), vizinhos resgatavam um botijão de gás, a única coisa que restou das chamas. O morador da casa, descrito como um amigo da comunidade, acordou com o calor e percebeu as chamas na parede, conseguindo sair a tempo e pernoitando na casa de um amigo. A reportagem ainda não encontrou o dono do imóvel que está na casa de amigos e perdeu o celular no incêndio.
Imediatamente após o controle das chamas, a comunidade local se mobilizou para auxiliar o morador. Pela manhã, em grupos do distrito em aplicativo de conversas, eles organizavam doações na comunidade. A casa, inclusive, deve receber doações e o planejamento dos moradores é que seja construída até as festas de fim de ano para proporcionar um Natal e Ano Novo mais confortável.
– O pessoal vai se juntar aqui para devolver as coisas dele, tudo novo. Roupa, televisão. Já tem um grupo que se dispôs a fazer a casa nova. Antes do Natal, se Deus quiser, já vai estar tudo pronto de novo.
Para quem quiser doar, Júlio disponibilizou uma vaquinha por meio da chave Pix: 51993741760, em nome do próprio Julio que deve repassar os recursos para o vizinho.