Foto: Redes Sociais (Reprodução)
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou nesta quinta-feira (29) que pretende disputar a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes nas eleições de 2026. A declaração foi feita após uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso no Complexo da Papuda, em Brasília, em meio às articulações da direita para a corrida presidencial.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em conversa com a imprensa, Tarcísio reiterou que seu projeto político permanece concentrado em São Paulo e afastou, mais uma vez, a possibilidade de disputar o Planalto. Segundo ele, a decisão é coerente com o compromisso assumido com o eleitorado paulista desde o início do mandato.
– A gente conversa sobre isso desde 2023, que meu interesse é ficar em São Paulo. Isso não tem controvérsia nenhuma. Eu tenho uma linha de coerência. Tenho comprometimento com o estado de São Paulo. Sou grato ao estado de São Paulo – afirmou o governador.
Durante a visita, Tarcísio também reforçou o apoio à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República, anunciada recentemente como a escolha do ex-presidente para a disputa de 2026. Questionado sobre o tema, o governador foi direto ao confirmar o alinhamento político.
– Sem dúvidas, como tenho afirmado constantemente. Não tem dúvida com relação a isso – disse.
O encontro entre Tarcísio e Jair Bolsonaro ocorreu no prédio do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, e foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Inicialmente marcada para a semana passada, a visita havia sido adiada a pedido do governador, que alegou compromissos em São Paulo.
Tarcísio chegou ao local por volta das 11h, acompanhado de Vicente Santini, aliado da família Bolsonaro e chefe do escritório do governo paulista em Brasília. Esta foi a primeira reunião presencial entre os dois desde que Flávio Bolsonaro foi anunciado como o nome apoiado pelo ex-presidente para a sucessão presidencial.
Apesar de ser apontado por setores da direita como um nome mais competitivo para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve tentar a reeleição, Tarcísio tem reiterado publicamente que não pretende disputar a Presidência e que buscará um segundo mandato à frente do governo paulista.