Detox pós-Carnaval: confira dicas para recuperar o metabolismo após os dias de folia e excessos

Detox pós-Carnaval: confira dicas para recuperar o metabolismo após os dias de folia e excessos

Foto: Beto Albert (Arquivo Diário)

O Carnaval terminou e o "ano começou". Após dias marcados por festas, mudança de rotina, maior consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e noites mal dormidas (ou bem aproveitadas), a retomada de hábitos básicos faz diferença direta no funcionamento do organismo. 

Em entrevista ao programa Bom Dia Cidade, da Rádio CDN, nesta quarta-feira (18), a nutricionista Letícia Monfardini apresentou orientações para o período pós-folia e explicou como apoiar o processo de recuperação metabólica.

— Depois de períodos de excesso, principalmente com álcool, alimentação desregulada e pouco sono, o corpo sente. Mas com alguns ajustes simples já é possível melhorar muito a disposição, a energia e o funcionamento do organismo — afirmou.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Hidratação e reposição de líquidos

Segundo a nutricionista, a desidratação é um dos principais efeitos do Carnaval, tanto pelo calor quanto pelo consumo de álcool.

— A hidratação fica muito deficiente nesses períodos de festa, porque normalmente as pessoas acabam ingerindo mais bebidas alcoólicas. Isso faz com que realmente o corpo sofra um pouco mais. Aquela dica dos 2 litros continua valendo como média, mas o ideal é individualizar — explicou.

Ela orienta calcular a ingestão diária com base no peso corporal:

— Pega o peso e faz vezes 30 ml. Isso dá um cálculo exato do quanto de água tu precisa repor para esse corpo funcionar melhor. Uma pessoa de 100 kg, por exemplo, precisa de cerca de 3 litros por dia.

Água de coco e sucos de frutas com vitamina C também ajudam:

— A água de coco é excelente para repor eletrólitos. Já frutas como limão, maracujá, morango e abacaxi ajudam também na imunidade.


Sobrecarga do fígado e papel do “detox”

Durante o Carnaval, ofígado é um dos órgãos mais exigidos. Letícia detalha o processo metabólico do álcool:

Um fígado saudável consegue processar uma dose de álcool por hora. Só que as pessoas bebem muito mais do que isso. O etanol é transformado em uma substância tóxica, e esse excesso é o que pode causar inflamação e sobrecarga.

Nesse cenário, entram os sucos detox e chás amargos.

O suco detox ajuda o fígado a limpar esses excessos de toxinas. Dá para usar couve, gengibre, limão, abacaxi, maçã. Para quem não gosta, os chás amargos são excelentes: boldo, silimarina, carqueja, losna. Mesmo sendo amargos, são muito eficientes nesse suporte hepático — sugere a nutricionista.


Alimentação leve e ajuste digestivo

A recomendação para os dias seguintes é reduzir gordura e fritura e priorizar alimentos de fácil digestão.

— Quanto mais leve nesse período pós-festas, melhor, visto que o fígado já está sobrecarregado. Vegetais, frutas, carnes brancas magras. Isso ajuda o corpo a desintoxicar e a voltar a funcionar com mais foco e concentração.


Sono e relógio biológico

Outro impacto comum do Carnaval é a quebra do padrão de sono. Ir dormir depois de passar a madrugada na folia tem seus efeitos hormonais e metabólicos.

— Noites mal dormidas criam um débito e bagunçam o relógio biológico. Isso afeta o sono, o intestino, o apetite e a produtividade. Se possível, é hora de recuperar essas horas, descansar e reorganizar o ritmo do corpo.


Exercício aeróbico e eliminação de toxinas

A prática de atividade física aeróbica também é indicada no pós-Carnaval, inclusive por um motivo pouco lembrado.

— O exercício aeróbico acelera o metabolismo, aumenta a circulação sanguínea e estimula a transpiração. E é pela transpiração que eliminamos muitas toxinas, principalmente metais pesados.

Ela também cita resíduos de maquiagens, tintas e produtos usados na pele durante festas.

Tudo que passa na pele entra de alguma forma na circulação e o corpo precisa eliminar. O suor é uma excelente ferramenta para ajudar rins e fígado nesse processo.

Para Letícia, o momento é ideal para "começar o ano de fato" com o metabolismo em dia: 

Se as pessoas aplicarem esses pontos – hidratação correta, alimentação leve, suporte ao fígado, descanso e exercício – a melhora é muito rápida. O corpo responde — concluiu.


Confira a entrevista completa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretaria da Saúde de Santa Maria prevê duas ações em turno estendido nos próximos dias; uma delas com vacinação contra dengue Anterior

Secretaria da Saúde de Santa Maria prevê duas ações em turno estendido nos próximos dias; uma delas com vacinação contra dengue

Como driblar o calorão? Especialistas explicam como reduzir os efeitos das altas temperaturas Próximo

Como driblar o calorão? Especialistas explicam como reduzir os efeitos das altas temperaturas

Saúde