Astrazeneca

Doses que chegariam hoje a Santa Maria serão reservadas para a segunda dose

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto:  Divulgação SES

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), diante de determinação do Ministério da Saúde (MS) para que as doses da AstraZeneca já recebidas - e que seriam repassadas aos municípios gaúchos - sejam reservadas para segunda dose (D2), cancelou a distribuição da remessa prevista para a tarde desta sexta-feira. As vacinas que seriam distribuídas chegaram no início da manhã de quinta-feira. Em reunião nesta quinta, Estado e municípios pactuaram que as 243.400 doses serviriam para avançar a vacinação das comorbidades no Estado. A nova determinação do MS é de que o lote seja reservado integralmente para aplicações de segunda dose. 

Santa Maria registra mais 10 mortes, e total chega a 581 desde o início da pandemia

- Quando chegar próximo ao vencimento da segunda dose, distribuiremos os quantitativos aos municípios para que possam atender 100% dessas três remessas - explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

FOTOS: Região tem amanhecer mais frio do ano até agora

As vacinas ficarão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) até o momento adequado de envio aos municípios. Com a reserva, serão atendidos os vacinados com doses da 5ª remessa, distribuída no Estado em 25 de fevereiro, da 9ª remessa, distribuída em 22 de março, e da 10ª remessa, distribuída em 26 de março. Para as D2 dessas três remessas, são necessárias 233.850 doses. O lote enviado na quinta-feira ao Estado é de 243.400. A diferença, de 9.450 doses, também ficará armazenada na Ceadi.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Novo grupo de pessoas com comorbidades pode se vacinar neste sábado

Próximo

Santa Maria registra mais 10 mortes, e total chega a 581 desde o início da pandemia

Saúde