Falta de insulina gera fila em frente à Farmácia Municipal em Santa Maria

Falta de insulina gera fila em frente à Farmácia Municipal em Santa Maria

Alexandre De Grandi

A falta de insulina gerou filas que ultrapassaram a frente da Farmácia Municipal Central de Santa Maria na manhã desta sexta-feira (20). Por volta de 10h, pelo menos 30 pessoas aguardavam por atendimento no local. O medicamento é utilizado no tratamento de pessoas com diabete. Esta é a segunda ocorrência registrada pelo Diário em pouco mais de um mês. Conforme explicação da prefeitura de Santa Maria, a situação foi gerada por conta da alta demanda desde a falta do insumo no programa Farmácia Popular do governo federal. 

Ainda segundo explicação da prefeitura, o aumento na demanda foi causado desde que houve a paralisação da produção de insulina em frasco no programa Farmácia Popular do governo federal. Desde então, o município, por disponibilizar a caneta de insulina, realiza o serviço demandado dos pacientes que utilizam da Farmácia Popular. 

Outra questão levantada pela prefeitura é referente as datas festivas de fim de ano. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estariam antecipando os medicamentos por conta das celebrações que acompanham o encerramento do ano.  

A prefeitura pontua que ainda não tem informações de quando irá normalizar a dispensação de insulinas pelo programa federal da Farmácia Popular nas farmácias privadas.

Para diminuir transtornos, o Executivo explica que providenciou o reforço da equipe de atendimentos e o aperfeiçoamento dos processos. Além disso, no ano de 2025, será realizado o aumento dos pontos de distribuição, descentralizando as demandas para as farmácias distritais, a exemplo da Farmácia Distrital da Ruben Noal, localizada na Tancredo Neves.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Vídeo de Diário de Santa Maria

O caso

Há pouco mais de um mês o município assumiu a demanda de todos os pacientes diabéticos de Santa Maria, por conta da falta de fornecimento de insulinas dos tipos “NPH” e “Regular” em frasco pelo programa federal Farmácia Popular. 

As mesmas filas também foram registradas em 18 de novembro, quando a falta do fornecimento provocou um aumento no número de usuários que buscam pelo medicamento.

Serviço no Natal e Ano Novo

A Farmácia Municipal Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 15h, na Rua André Marques, número 760, no Centro. O Setor de Diabéticos fica aberto até o meio-dia. Nos dias 24 e 25 de dezembro e em 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2025, a unidade estará fechada, retomando os atendimentos nos dias seguintes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país Anterior

Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país

Lei assegura pensão para vítimas de hanseníase submetidas a isolamento e internações Próximo

Lei assegura pensão para vítimas de hanseníase submetidas a isolamento e internações

Saúde