data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Clube 21 de Abril, no Bairro Itararé, recebeu idosos na campanha
A aplicação das doses da vacina contra o coronavírus teve mais uma etapa nesta sexta-feira. Idosos de 66 anos ou mais que estavam com a vacinação atrasada puderam receber a segunda dose da CoronaVac em 12 pontos espalhados pelos bairros de Santa Maria. Como era a aplicação do complemento da primeira dose, a movimentação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), clubes, shopping Praça Nova e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorreu sem transtornos, tanto em relação à formação de filas ou no trânsito. Das mais de 2 mil doses disponíveis, foram aplicadas 1.990.
FIM DE PROCESSO
O frio de 7°C da manhã de sexta, aquecido pelo sol que deu o ar da graça desde cedo, não espantou os milhares de idosos que levantaram cedo e foram aos pontos de vacinação. No Clube 21 de Abril, no Bairro Itararé, o fluxo de aplicação das doses ocorreu sem demora. Antes do início, já havia cerca de 30 pessoas aguardando. A equipe do Diário esteve no local por volta das 9h e já haviam sido distribuídas mais de 120 fichas para as 160 doses disponíveis.
Campanha da Rádio Armazém arrecada alimentos neste sábado
Segundo Gilvan Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer, que acompanhou a ação no 21 de Abril, não houve transtornos durante a vacinação no local.
Entre os vacinados, o clima era de alívio, já que o inverno vem vindo e a segunda dose dá um pouco mais de segurança em relação à saúde.
- É muito importante tomar a segunda dose, porque fortalece a saúde da gente. Eu tenho 66 anos, estou bem de saúde, mas é importante que as pessoas venham se vacinar para não ter a doença - aconselhou a dona de casa Loreni Milani.
O aposentado, Valdir Marques, 66 anos, foi com a máscara do time do coração, o Internacional, para celebrar o momento:
- Tem que encarar, pois é muito melhor tomar a vacina. Por que a gente sai na rua e pode pegar o vírus.
64 E 65 ANOS
A prefeitura ainda não divulgou a previsão de vacinação da segunda dose para idosos de 64 e 65 anos, que estão há cerca de 15 dias com a vacina em atraso. Nesta sexta-feira, Santa Maria recebeu um total de 1.490 doses, que devem ser usadas para completar o esquema vacinal do público. Também na sexta, uma outra remessa de vacinas foi enviada ao Estado, mas ainda não há definição de quantidade por município.