pandemia

Idosos de 66 anos ou mais recebem a segunda dose em Santa Maria

18.409

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Clube 21 de Abril, no Bairro Itararé, recebeu idosos na campanha 

A aplicação das doses da vacina contra o coronavírus teve mais uma etapa nesta sexta-feira. Idosos de 66 anos ou mais que estavam com a vacinação atrasada puderam receber a segunda dose da CoronaVac em 12 pontos espalhados pelos bairros de Santa Maria. Como era a aplicação do complemento da primeira dose, a movimentação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), clubes, shopping Praça Nova e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorreu sem transtornos, tanto em relação à formação de filas ou no trânsito. Das mais de 2 mil doses disponíveis, foram aplicadas 1.990.

FIM DE PROCESSO
O frio de 7°C da manhã de sexta, aquecido pelo sol que deu o ar da graça desde cedo, não espantou os milhares de idosos que levantaram cedo e foram aos pontos de vacinação. No Clube 21 de Abril, no Bairro Itararé, o fluxo de aplicação das doses ocorreu sem demora. Antes do início, já havia cerca de 30 pessoas aguardando. A equipe do Diário esteve no local por volta das 9h e já haviam sido distribuídas mais de 120 fichas para as 160 doses disponíveis.

Campanha da Rádio Armazém arrecada alimentos neste sábado

Segundo Gilvan Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer, que acompanhou a ação no 21 de Abril, não houve transtornos durante a vacinação no local.

Entre os vacinados, o clima era de alívio, já que o inverno vem vindo e a segunda dose dá um pouco mais de segurança em relação à saúde.

- É muito importante tomar a segunda dose, porque fortalece a saúde da gente. Eu tenho 66 anos, estou bem de saúde, mas é importante que as pessoas venham se vacinar para não ter a doença - aconselhou a dona de casa Loreni Milani.

O aposentado, Valdir Marques, 66 anos, foi com a máscara do time do coração, o Internacional, para celebrar o momento:

- Tem que encarar, pois é muito melhor tomar a vacina. Por que a gente sai na rua e pode pegar o vírus.

64 E 65 ANOS 
A prefeitura ainda não divulgou a previsão de vacinação da segunda dose para idosos de 64 e 65 anos, que estão há cerca de 15 dias com a vacina em atraso. Nesta sexta-feira, Santa Maria recebeu um total de 1.490 doses, que devem ser usadas para completar o esquema vacinal do público. Também na sexta, uma outra remessa de vacinas foi enviada ao Estado, mas ainda não há definição de quantidade por município. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pessoas de 40 a 59 anos com comorbidades podem se vacinar em ação no sábado

Próximo

Com mais quatro óbitos associados à Covid-19, total chega a 612

Saúde