covid-19

Ministério define vacina para Educação e libera campanha para grupos não prioritários

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

O Ministério da Saúde incluiu os profissionais da educação na lista de grupos prioritários para a Covid-19 e já inicia paralelamente a imunização da população em geral, de 18 a 59 anos de idade, por ordem decrescente de faixa etária. A pasta começará a enviar doses aos estados, de forma escalonada, para atender a esse público, juntamente com outros grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Total de casos confirmados de Covid-19 em Santa Maria chega a 34.077

A motivação da priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela Covid-19 com a necessidade de volta às aulas presenciais. Além do desenvolvimento dos estudantes, em alguns casos as escolas contribuem para a segurança alimentar das crianças. Entre professores e outros trabalhadores da educação, a orientação é ir pela seguinte ordem: 

  • Creches
  • Pré-escolas
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
  • Ensino profissionalizante
  • Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
  • Ensino Superior

Em pelo menos cinco cidades da Região Central, com a conclusão da primeira dose em idosos e pessoas com comorbidades, os professores começaram a ser vacinados. Em Santa Maria, a imunização deve começar na próxima semana com cerca de 1 mil trabalhadores da Educação Infantil. Com a definição do Ministério da Saúde, os próximos lotes de vacinas enviados aos estados já devem ter parte do quantitativo reservado para a categoria. 

18 A 59 ANOS
Para além dos grupos prioritários, entre eles os profissionais da educação, o Ministério da Saúde também inicia paralelamente a vacinação da população geral, entre 18 e 59 anos. Isso porque estados e municípios relataram que a demanda dos grupos elencados no plano de vacinação diminuiu.

Esse grupo poderá começar a ser imunizado de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários que vêm antes dos professores (idosos, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, pessoas e trabalhadores do sistema de privação de liberdade) seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO. Outros grupos prioritários que vêm depois dos professores devem ser vacinados junto com a população em geral (forças de segurança e Forças Armadas, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores do transporte metroviário e ferroviário, trabalhadores do transporte aéreo, trabalhadores do transporte aquaviário, caminhoneiros, trabalhadores portuários, trabalhadores industriais e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos. 

As recomendações foram pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada na quinta-feira com representantes do Ministério da Saúde, estados e municípios. As orientações também estão em uma nota técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pfizer: saiba mais sobre a vacina que começou a ser aplicada em Santa Maria

Total de casos confirmados de Covid-19 em Santa Maria chega a 34.077 Próximo

Total de casos confirmados de Covid-19 em Santa Maria chega a 34.077

Saúde