A Brigada Militar de Santa Maria participou, na manhã desta quinta-feira, do projeto de Soroprevalência de Covid-19, realizado em 10 municípios do Estado em profissionais da segurança pública. A pesquisa sobre o novo coronavírus é coordenada pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Em Santa Maria, única cidade participante da região, 177 policiais militares foram voluntários para a realização dos exames de sangue e participação do estudo clínico. Os profissionais fizeram o exame, que verifica se a pessoa está infectada ou já teve infecção pelo vírus, e responderam a um questionário com perguntas sobre o uso de máscaras faciais, luvas, álcool em gel e se, em algum momento, foi realizada quarentena.
Pesquisa sobre Covid-19 vai aplicar mais testes rápidos neste fim de semana em Santa Maria
- A pesquisa quer mapear como está a exposição dos profissionais de segurança que estão na linha de frente desde o começo da pandemia - explica o major Rois Tavares, chefe do Estado Maior do Comando Regional.
Os testes foram colhidos pela equipe de enfermagem do Hospital da Brigada Militar de Santa Maria e serão encaminhados para Porto Alegre. A expectativa é que os resultados dos exames saiam em 15 dias. Já o estudo clínico tem previsão de conclusão em três meses.