data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Marcelo Oliveira (Especial)
A vacinação para docentes e trabalhadores do Ensino Superior começou nesta terça-feira, em Santa Maria. Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a ação começou às 8h e deve continuar até as 19h, no Centro de Eventos. No total, serão mais de três mil doses disponibilizadas só para este local.
Boletim aponta mais seis mortes por Covid-19 em Santa Maria
Embora a instituição tenha alertado sobre não haver necessidade pela busca da vacina tão cedo pela manhã, por volta das 7h30min já havia filas de carros dentro da universidade. A que liderava os demais veículos era Denise da Silveira, 39 anos, que presta trabalho terceirizado no Colégio Politécnico da UFSM:
- A expectativa era grande, por isso eu cheguei bem cedo, para garantir. Estou muito feliz - comenta.
A servidora técnico-administrativa no Centro de Ciências Rurais (CCR) Rone Maria Rachele, 43, e a secretária executiva, também do CCR, Luciana Nunes de Oliveira, 36, foram ao Centro de Eventos com plaquinhas e camisetas personalizadas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) para receber a primeira dose da vacina.
- Trabalhamos em uma universidade pública e gratuita, por isso temos que valorizar o SUS, por estar possibilitando a vacinação em todo o Brasil - diz Luciana
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Luciana Nunes de Oliveira e Rone Maria Rachele foram vestidas com camisetas e placa que defende o SUS
Feiras e caminhão do peixe ocorrem em Santa Maria a partir desta terça-feira
O reitor Paulo Afonso Burmann esteve presente e acompanhou o andamento durante as primeiras horas da atividade. Ainda sem anunciar datas, ele considera que este seja o grande passo para o retorno das aulas presenciais:
- É um grande avanço, sem dúvidas, para que possamos voltar à atividade normal em todos os setores da sociedade e na universidade, igualmente. Há o engajamento de mais de 100 voluntários nesta ação de hoje.
A vacinação para este público também ocorre em mais quatro locais nesta terça: na Universidade Franciscana (UFN), no Conjunto III (Rua Silva Jardim, 1.175), das 14h às 17h30min, somente para professores e trabalhadores da instituição, e na EnfClin (5º andar da Policlínica Wilson Aita) para quem trabalha na Fisma, das 14h às 16h. Para os profissionais da rede básica e do Ensino Superior de outras instituições, as imunizações ocorrem no Clube Dores, para pedestres e na Loja Havan, para pessoas em veículos.
*Colaborou Gabriel Marques