Dias pra lá de agitados na rotina do Palacete da Vale Machado

Notas oficiais – A semana que passou foi bem corrida nos corredores do Palacete da Vale Machado, sede da Câmara de Vereadores. Com direito inclusive a duas notas oficiais emitidas pela Mesa Diretora. A primeira, se manifestando quanto à criação de mais cinco cargos de confiança e também pela cota de exercício de atividade parlamentar de R$ 3 mil/mês. Esta, por sinal, não convenceu o eleitorado da necessidade. A segunda nota, com receptividade maior, comunicava a suspensão da sessão plenária da última terça-feira, 17, em decorrência da chuvarada e do envolvimento dos parlamentares.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Bons debates – Nesta segunda-feira (23) e na quarta-feira (25), a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) realizará duas audiências públicas. Em ambas, o colegiado colocará em debate o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Ambas debaterão de aspectos gerais do tema, que por sinal é complexo, até pautas específicas como, por exemplo, desenvolvimento econômico, segurança pública, habitação e saúde. As duas audiências públicas começarão às 15h, no Plenário do Parlamento.


TV Pública – A TV Câmara Santa Maria retomou, neste semestre, o Retrato Público. Com nova formatação, o programa – ancorado pela jornalista Camila Porto – tem entrevistado personalidades dos setores da sociedade civil. Essa primeira rodada conta com entrevistas com lideranças de segmentos representativos e produtivos da cidade, de forma que a conversa aborda as trajetórias pessoal e profissional dos entrevistados.


De volta ao ninho
Ciro Gomes, duas vezes candidato a presidente da República pelo PDT, está tratando de seu retorno ao PSDB, partido a que esteve filiado entre 1990 e 1997. São óbvias as consequências para as duas siglas, inclusive com repercussões locais. Ah, o retorno de Gomes ao tucanato significa a aposentadoria (provisória) como candidato presidencial. A ideia é que ele concorra a governador de seu Estado, o Ceará.

De volta ao ninho II
A propósito, Ciro Gomes saiu brigado do PSDB, para onde estaria agora retornando. E, além de candidato a Presidente da República pelo partido fundado pelo Doutor Leonel, em 2018 e 2022, concorreu ao Palácio do Planalto em 1998 e 2022, pelo falecido Partido Popular Socialista (PPS). O ex e agora neotucano ainda esteve filiado a outros dois partidos, o PSB e o hoje também desaparecido PROS.

PT/RS e Valdeci
A grande movimentação pelo Estado inteiro, além do apoio, entre outros graúdos do partido, do deputado federal Paulo Pimenta e do atual presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Edegar Pretto, ex-candidato ao Piratini, está fazendo observadores supor seja possível ao santa-mariense Valdeci Oliveira vencer a eleição para a presidência do PT do Rio Grande do Sul já no primeiro turno.

PT/SM e Sidnei
O que não mudou, na percepção dos observadores políticos em geral e especialmente do PT da Boca do Monte, é o amplo favoritismo do vereador Sidinei Cardoso, o Sidi, no pleito para a presidência local da sigla. Com isso, a tendência é que em Santa Maria, a exemplo do Estado, não ocorra o segundo turno. O primeiro, aliás, está marcado para o domingo, 6 de julho, ficando a rodada final, se houver, para dia 20.

Para fechar!
Quem circula habitualmente pelo Palacete do Vale Machado notou e contou ao colunista: a suspensão da sessão de terça-feira, 17, a inexistência de reuniões de comissões, além do feriado de quinta, Corpus Christi, são providenciais para que o convívio melhore entre os edis. Essa mesma testemunha privilegiada do parlamento entende que a folga forçada será benéfica para todos. Então, tá.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

No que especulações afetam três grandes partidos em Santa Maria Anterior

No que especulações afetam três grandes partidos em Santa Maria

O cancelamento da fusão tucana e o problema local para Leite Próximo

O cancelamento da fusão tucana e o problema local para Leite

Claudemir Pereira