Notas oficiais – A semana que passou foi bem corrida nos corredores do Palacete da Vale Machado, sede da Câmara de Vereadores. Com direito inclusive a duas notas oficiais emitidas pela Mesa Diretora. A primeira, se manifestando quanto à criação de mais cinco cargos de confiança e também pela cota de exercício de atividade parlamentar de R$ 3 mil/mês. Esta, por sinal, não convenceu o eleitorado da necessidade. A segunda nota, com receptividade maior, comunicava a suspensão da sessão plenária da última terça-feira, 17, em decorrência da chuvarada e do envolvimento dos parlamentares.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Bons debates – Nesta segunda-feira (23) e na quarta-feira (25), a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) realizará duas audiências públicas. Em ambas, o colegiado colocará em debate o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Ambas debaterão de aspectos gerais do tema, que por sinal é complexo, até pautas específicas como, por exemplo, desenvolvimento econômico, segurança pública, habitação e saúde. As duas audiências públicas começarão às 15h, no Plenário do Parlamento.
TV Pública – A TV Câmara Santa Maria retomou, neste semestre, o Retrato Público. Com nova formatação, o programa – ancorado pela jornalista Camila Porto – tem entrevistado personalidades dos setores da sociedade civil. Essa primeira rodada conta com entrevistas com lideranças de segmentos representativos e produtivos da cidade, de forma que a conversa aborda as trajetórias pessoal e profissional dos entrevistados.
De volta ao ninho
Ciro Gomes, duas vezes candidato a presidente da República pelo PDT, está tratando de seu retorno ao PSDB, partido a que esteve filiado entre 1990 e 1997. São óbvias as consequências para as duas siglas, inclusive com repercussões locais. Ah, o retorno de Gomes ao tucanato significa a aposentadoria (provisória) como candidato presidencial. A ideia é que ele concorra a governador de seu Estado, o Ceará.
De volta ao ninho II
A propósito, Ciro Gomes saiu brigado do PSDB, para onde estaria agora retornando. E, além de candidato a Presidente da República pelo partido fundado pelo Doutor Leonel, em 2018 e 2022, concorreu ao Palácio do Planalto em 1998 e 2022, pelo falecido Partido Popular Socialista (PPS). O ex e agora neotucano ainda esteve filiado a outros dois partidos, o PSB e o hoje também desaparecido PROS.
PT/RS e Valdeci
A grande movimentação pelo Estado inteiro, além do apoio, entre outros graúdos do partido, do deputado federal Paulo Pimenta e do atual presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Edegar Pretto, ex-candidato ao Piratini, está fazendo observadores supor seja possível ao santa-mariense Valdeci Oliveira vencer a eleição para a presidência do PT do Rio Grande do Sul já no primeiro turno.
PT/SM e Sidnei
O que não mudou, na percepção dos observadores políticos em geral e especialmente do PT da Boca do Monte, é o amplo favoritismo do vereador Sidinei Cardoso, o Sidi, no pleito para a presidência local da sigla. Com isso, a tendência é que em Santa Maria, a exemplo do Estado, não ocorra o segundo turno. O primeiro, aliás, está marcado para o domingo, 6 de julho, ficando a rodada final, se houver, para dia 20.
Para fechar!
Quem circula habitualmente pelo Palacete do Vale Machado notou e contou ao colunista: a suspensão da sessão de terça-feira, 17, a inexistência de reuniões de comissões, além do feriado de quinta, Corpus Christi, são providenciais para que o convívio melhore entre os edis. Essa mesma testemunha privilegiada do parlamento entende que a folga forçada será benéfica para todos. Então, tá.