Outro dia, numa palestra, disse que costumava conversar com meus átomos, moléculas e células. Terminada a palestra, uma pessoa veio conversar comigo e perguntou se eu realmente fazia isso, ou se a citação havia sido apenas no sentido figurado. Eu converso, sim.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na visão espírita, conversar com os átomos, células e tudo que faz parte do corpo físico, emocional e espiritual, não é um exercício de imaginação fantasiosa, mas uma aplicação prática da influência do Espírito sobre a matéria. Essa prática fundamenta-se na compreensão de que tudo no Universo, regido por Deus, é inteligente (em níveis diferentes) e interconectado, desde o átomo primitivo até o arcanjo.
As células são vistas como princípios inteligentes rudimentares, seres infinitesimais que formam o corpo humano sob a coordenação do Espírito. Deepak Chopra, médico indiano radicado nos Estados Unidos, escritor e professor de espiritualidade, medicina corpo-mente e ayurveda (sistema de saúde holístico, originário da Índia há mais de 3 mil anos, conhecido como a “ciência da vida), diz que as células estão permanentemente bisbilhotando a mente.
O Espírito é o “motor” da célula. Pensamentos e sentimentos funcionam como ordens energéticas que alteram o funcionamento celular. Ao “conversar” com as células, a pessoa pode ajudar na renovação celular e na cura de enfermidades, agindo sobre o corpo espiritual que molda o corpo físico. Nada, porém, dispensa (no estágio em que estamos) o acompanhamento médico.
A literatura espírita, especialmente na obra de André Luiz (como Evolução em Dois Mundos), sugere que o homem futuro entenderá as células como companheiras de evolução. Conversar com elas é uma forma de harmonizá-las para que funcionem de maneira ordenada, auxiliando o Espírito em sua jornada de progresso.
Hoje a própria medicina admite que um paciente espiritualizado ajuda mais no processo de cura do que os outros. A conversa com átomos, moléculas e células é uma forma de magnetizar e educar o próprio corpo, promovendo saúde física e evolução espiritual, simultaneamente. Do átomo ao arcanjo existe ainda um longo aprendizado. Agora e depois.