Foto: Vinicius Becker (Diário)
A semana foi mais uma vez marcada pela discussão de dois grandes temas: a duplicação da RSC-287, trecho de Santa Maria até Paraíso do Sul, e a reabertura da Estrada do Perau, interditada desde maio de 2024.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
“Duplica Já”, no caso da RSC-287, a reunião de segunda passada, dia 19, na Cacism, teve como principal destaque a promessa do secretário da Reconstrução, Pedro Capeluppi, de que o governo do Estado pedirá à empresa Sacyr a antecipação da duplicação a partir de Santa Maria. O pedido será feito em agosto, quando ocorrerá a revisão contratual entre as partes. O presidente da Cacism, Andrei de Lacerda Nunes, considerou positivo o encontro, mas disse que a entidade vai tentar antecipar este prazo através do Comitê de Acompanhamento, criado exclusivamente com esta finalidade. Esta posição também é partilhada pelos integrantes da Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Santa Maria, que vai retomar o projeto “Duplica Já” para a RSC-287. Esta comissão foi pioneira, junto com a Cacism e com o Ministério Público Estadual, de ações em defesa de Santa Maria e da região, tanto para a duplicação quanto para a isenção de pedágio para moradores do distrito da Palma, Camobi e Quarta Colônia, na primeira praça de cobrança
Libera já
A estrada do Perau terá seu primeiro ato segunda-feira, dia 26, às 16h, com a assinatura da ordem de serviço para início das obras com a empresa contratada. Limpeza, contenção da encosta e recuperação da pavimentação será a sequência cronológica dos trabalhos. A previsão de conclusão é de até 18 meses. A liberação do trânsito poderá ocorrer bem antes. Segundo o prefeito Rodrigo Decimo, assim que a empresa entender que não há risco de deslizamentos, a passagem de veículos leves, no sistema pare/siga, poderá ser liberada.
Obras complementares
A revitalização dos mirantes, recuperação das calçadas, ciclovias e paisagismo deverão ocorrer a partir de nova licitação que será lançada dia 2 de março, com prazo de conclusão em 120 dias. A instalação da rede de iluminação pública virá na etapa final.
De olho nas finanças
A prefeitura de Santa Maria continua buscando seu reequilíbrio financeiro. Município já elaborou um pacote fiscal, que será encaminhado à Câmara de Vereadores assim que terminar o recesso parlamentar.
Previdência
A Reforma Previdenciária continua sendo prioridade da prefeitura, na tentativa de melhorar a situação das finanças. Com mudanças na formatação e na estratégia política, a proposta voltará ao Legislativo. Antes, porém, os sindicatos e a Câmara de Vereadores serão convidados para um amplo debate sobre o assunto.
Caminho perigoso
Melhorou bastante a limpeza no Parque Itaimbé, mas os moradores e os usuários ainda enfrentam pequenos a grandes buracos. Este aí da foto é logo após o viaduto da Silva Jardim e já está quase no meio da rua. Se não forem tomadas medidas urgentes, o trânsito será interrompido no local. A preocupação fica também por conta do risco de comprometer edificações das proximidades.
João Link Sobrinho
A prefeitura de Santa Maria ainda não sabe o que fazer com o prédio da Escola Estadual João Link Sobrinho, repassado ao município pelo Estado. O que primeiro precisa fazer é uma limpeza geral, dentro e no entorno do que ainda resta da construção original. O que já foi um patrimônio histórico e educacional para a região, está virando uma grande ameaça para os vizinhos que vem convivendo, literalmente, com cobras e lagartos. O prédio quase nem aparece na foto, envolvido pelo mato que cresce cada vez mais.