Pelo menos quatro grandes eventos vão movimentar Santa Maria em março

Pelo menos quatro grandes eventos vão movimentar Santa Maria em março

Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo/Diário)

“Nós não teremos turismo enquanto não tivermos uma população totalmente satisfeita, contente e alegre com seu próprio município”. O autor da frase é o próprio secretário de Turismo, Éwerton Falk, com quem conversei sobre a importância da volta do Carnaval, como forma de incrementar o turismo local. Tudo passa, segundo ele, pela organização do município. A frase aí de cima pode provocar uma boa discussão. Uma caminhada mais atenta revela a necessidade de melhorar os espaços urbanos que formam a imagem da cidade. A começar pelas nossas calçadas e outros locais de conivência pública.

Eventos de março

Além do Carnaval, no dia 28, março terá mais três eventos de grande movimentação de público: o Rodeio Internacional do ConeSul, promovido pela Associação Tradicionalista Estância do Minuano, que deverá atrair mais de 7 mil pessoas, a 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Padel (6 a 8), movimentando mais de 4 mil pessoas e a interiorização e instalação da Assembleia Legislativa do GOB (Grande Oriente do Brasil), evento maçônico, com participantes de várias regiões do país. Falk destacou que todos estes eventos tem a participação direta da prefeitura, com logística e busca de apoio financeiro do setor privado e de emendas parlamentares.

Casa do Artesão

Desativado há muitos anos, o Centro de Informações Turísticas, no canteiro central da Avenida Rio Branco, quase esquina com a Rua dos Andradas, está sendo reivindicado por entidades que trabalham com a confecção de produtos a partir de material reciclável. Zilda Farias e Lise Brasil, que atuam na comunidade conhecida como “Portelinha”, na Vila Lorenzi, do RecicleArte Fraternidade Chico Xavier e UFSM nas Ruas Associação Amar, querem transformar o local, hoje abandonado, cercado por lixo e por mau cheiro, na Casa do Artesão. Éwerton Falk informou que a prefeitura vai encaminhar um pedido de liberação do local à Câmara de Vereadores, e depois definir sua futura ocupação. Estão sendo feitas tratativas com a AHTURR, para manter um ponto de informações turísticas, e também será examinado o pedido para venda do artesanato.

Mais uma frase do secretário de Turismo

“Eventos são fundamentais para o turismo, tenho total confiança nisso, movimentam muito a economia, mas eles têm data para começar e para terminar, ou seja, são uma ferramenta para o turismo, mas no médio e longo prazo precisamos de uma cidade organizada, limpa e estruturada. Para que tenhamos um turismo permanente, o ambiente precisa ser muito bom. A cidade tem que oferecer uma condição adequada. Às vezes se corre o risco de perder bons eventos, porque o conjunto da obra não traz boas experiências”.Concordo, Santa Maria tem potencial, tem sua vocação e atrativos naturais, da cultura (vejam como ficou ainda mais bonito o Theatro Treze de Maio iluminado) ao turismo religioso (como exemplo o alargamento do canteiro central da Avenida Osvaldo Cruz, para facilitar as visitas à casa do Venerável João Luiz Pozzobon), mas ainda precisa mais.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vicente Paulo Bisogno

POR

Vicente Paulo Bisogno

Pelo menos quatro grandes eventos vão movimentar Santa Maria em março Anterior

Pelo menos quatro grandes eventos vão movimentar Santa Maria em março

A difícil arte de ser feliz Próximo

A difícil arte de ser feliz

LEIA MAIS