As pessoas e suas marcas

“Porque gado a gente marca, tange, ferra, engorda e mata, mas com gente é diferente”. Geraldo Vandré e Théo de Barros são os autores desta afirmação, num dos versos da consagrada composição “Disparada”. Com gente é muito diferente mesmo. Cada pessoa tem um jeito próprio, não há fabricação em série, apesar das semelhanças as vezes impressionantes. Somos rodeados o tempo todo por pessoas que nos influenciam ou nos marcam, seja quando chegam ou quando partem.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Existem pessoas que surgem de repente, nos envolvem com sua vibração, com sua energia e logo se vão. Outras são como pontes, prontas a ajudar quando precisamos transpor obstáculos. Algumas pessoas chegam derrubando cercas, ajudando a consertar relações, com os outros e conosco mesmos. Tem também as que iluminam nossos caminhos, trazendo luz para nossas trevas interiores e força na travessia das quebradas da vida. Quantas nos ajudam a navegar nos mares da solidão, e são porto seguro diante das tempestades ameaçadoras.
Como vivemos num mundo ainda imperfeito, é claro que muitas vezes teremos companhias carregadas de sentimentos e de intenções que nos colocarão à prova. De algumas precisamos nos proteger, a outras nos cabe ajudar na medida de suas fraquezas e necessidades. Alguém já disse que a vida deve ser entendida como uma cadeia de vidas ligadas à grande vida, fonte primária de todas as coisas. Por isso estamos todos permanentemente conectados uns aos outros, queiramos ou não.


Ninguém cruza nosso caminho por acaso. Nada é em vão, para tudo existe uma razão, nós é que as vezes não prestamos atenção. Sejamos, pois, mais atentos para perceber o manancial que cada pessoa traz em si mesma, deixando marcas em nossos corações e em nossas almas. Algumas vezes pela presença, outras pela ausência. E tem as que são ambas as coisas, presença e ausência, o que as torna plenas e permanentes. De tudo é preciso tirar os ensinamentos necessários. Agora e depois.


Rede Ibis chega a Santa Maria
Uma das maiores redes de hotelaria está chegando a Santa Maria. O último ato legal, o registro da incorporação, acaba de ser feito junto ao Cartório de Imóveis. Isto possibilitará uma ação mais forte de comercialização, uma vez que o projeto, licenciado em novembro do ano passado pela prefeitura, ainda dependia desta última etapa. O plano é construir 120 apartamentos, que serão vendidos a proprietários e estes os entregarão à gestão hoteleira, recebendo dividendos de acordo com a ocupação geral. Os proprietários poderão dispor de suas unidades, seja para uma venda futura ou como garantia para qualquer tipo de negociação.


Localização
O prédio com a bandeira Ibis será construído em um terreno da FS Moreira, na Rua General Neto, 853. O complexo será dotado de 6 pavimentos, com área construída de 6.252 metros quadrados. Além dos apartamentos terá áreas para restaurante, lazer, estacionamento, espaços de uso comum e para outras finalidades próprias da ideia que está sendo pensada para Santa Maria.


Características
A Ibis é uma rede hoteleira pertencente ao grupo francês Accor, com mais de 2.600 hotéis em todo o mundo. No Brasil são mais de 200. A rede possui três marcas para atender diferentes necessidades de clientes. Ibis: hotéis modernos, conectados e econômicos, com serviço 24 horas; Ibis Styles: hotéis com design único e temas criativos; e Ibis Budget: opção mais econômica, com serviços básicos e preços competitivos. O projeto que será construído em Santa Maria é o Ibis bandeira vermelha, conhecido no mundo todo, considerado de médio e alto padrão. As obras serão iniciadas assim que forem vendidos 70% dos apartamentos previstos.


IFFar mudando de casa
O Instituto Federal Farroupilha deverá mudar de endereço em breve. Na área a ser desocupada pela Ulbra, em Boca do Monte, e ainda na dependência de algumas questões burocráticas, funcionará o campus Santa Maria do IFFar, com oferta de cursos técnicos. Para isso serão realizadas audiências públicas, onde a comunidade escolherá os eixos tecnológicos que vão ser ofertados. Na etapa seguinte serão definidos os cursos. A última etapa é a liberação, pelo Ministério da Educação, de vagas para professores e técnicos administrativos para funcionamento dos novos cursos.


Sede da Reitoria
O local em que a Reitoria está funcionando atualmente, na Alameda Santiago do Chile, é alugado, e o Ministério da Educação liberou recursos para comprar o prédio ou construir em área própria. Como não houve acerto com a empresa proprietária, o IFFar optou pela construção em terreno que deverá ser adquirido na Faixa Nova para Camobi, próximo à sede da Sociedade de Medicina, na rótula após o Park Hotel Morotin.


Casas abandonadas
É muito grande o número de casas abandonadas em Santa Maria, incluindo-se aí residências de médio e grande porte em vários locais, nos bairros e na Região Central. O fato tem gerado muita preocupação para quem mora nas proximidades, pela forma como acabam sendo ocupadas. Incêndios e brigas são frequentes, levando insegurança à vizinhança. Secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas afirmou que dará um tratamento especial ao problema. Primeiro é preciso saber como, e depois abrir um canal de comunicação com a sociedade.


Verbas impositivas
Gabinetes dos vereadores têm sido bastante procurados por entidades de vários setores, em busca de auxílio através das verbas impositivas. Dirigentes de clubes de serviço, de futebol, Banco de Alimentos, Agência de Desenvolvimento, associações comunitárias e outras tantas têm disputado os recursos disponíveis. Tudo dentro da lei e de seus merecimentos, e com a devida transparência.


Rotary em seminário
Rotary Sul, presidido pela advogada Rosana da Cunha, promoverá o Seminário sobre Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento. Evento ocorrerá dia 29 de novembro, no Espaço Criativo, Vila Belga, das 8h ao meio-dia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vicente Paulo Bisogno

POR

Vicente Paulo Bisogno

Envelhecimento e velhice Anterior

Envelhecimento e velhice

A distância entre a vida e a morte Próximo

A distância entre a vida e a morte