VÍDEO: Cães são abandonados em estrada de Santa Maria em meio a lixo e queima de fios; um deles tem sinais de cegueira

VÍDEO: Cães são abandonados em estrada de Santa Maria em meio a lixo e queima de fios; um deles tem sinais de cegueira

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Dois cães foram encontrados abandonados na beira da Estrada Eduardo Duarte, perto da Vila Maringá, na zona leste de Santa Maria, na manhã desta quarta-feira (4). Isolados em uma estrada de chão batido, os animais estavam em meio ao lixo, restos de móveis e marcas de queima de fios. Um deles apresentava sinais de problemas de visão, indicando possível cegueira.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Eles foram localizados deitados na sombra de uma plantação de soja. Um dos cães tem cor caramelo, e o outro, branco, com manchas pretas. 

Foto: Rian Lacerda (Diário)

O lugar onde eles foram deixados não é próximo a residências. A casa mais próxima fica a cerca de um quilômetro de distância. O local está cheio de cinzas e entulhos. Segundo moradores, a área é usada muitas vezes para jogar lixo de forma irregular. 

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Apesar da distância, os animais sobrevivem graças à ajuda de uma moradora, que, conforme relatos, teria levado uma casinha e ido até lá para colocar ração e água aos animais. Na manhã desta quarta-feira, tinha comida nos potes.


Soltar animais domésticos naquele trecho é algo comum, segundo quem mora por ali. Paulo Renato, aposentado de 71 anos que vive em uma das casas mais próximas, diz que ver cachorro abandonado virou rotina.


– Soltam bastante. É bem comum. Ainda bem que eu posso fechar o pátio, senão eu teria uns 15 ou 20 cachorros se eu quisesse, mas não tenho condições hoje de adotar – conta o aposentado.


O Diário entrou em contato com a prefeitura de Santa Maria, por meio da secretária responsável, e aguarda um retorno sobre a situação. 


Abandonar animais é crime

Um dos cachorros abandonados Foto: Rian Lacerda (Diário)

A violência contra animais é crime previsto no Art. 32, da Lei contra Crimes Ambientais da Lei Federal nº. 9.605/98, com pena de 2 a 5 anos, multa e proibição da nova guarda de animais. Agredir fisicamente, não disponibilizar água, comida e abrigo adequados são atos que configuram maus-tratos.


Como denunciar

Denúncias podem ser feitas à Brigada Militar pelo número 190 ou de forma online no site da prefeitura. Acesse santamaria.rs.gov.br/servicos-online, na categoria “meio ambiente” clique em “Denúncia - Maus Tratos aos Animais” e descreva as informações.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sindicato critica retirada da baliza e afirma: “Não é apenas colocar o carro em uma vaga” Anterior

Sindicato critica retirada da baliza e afirma: “Não é apenas colocar o carro em uma vaga”

Governo do RS libera recursos para obras emergenciais em Paraíso do Sul Próximo

Governo do RS libera recursos para obras emergenciais em Paraíso do Sul

Geral