Fotos: Vinicius Becker
O Legislativo publico nesta sexta-feira (8), o edital para contratação de um arquiteto e um engenheiro. A dupla vai auxiliar na retomada da reforma no prédio histórico da Câmara de Vereadores de Santa Maria, paralisada há uma década. O contrato tem duração inicial de um ano. Já as inscrições podem ser feitas de forma online, pelo site, de 11 a 15 de agosto.
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Conforme informações divulgadas pelo Legislativo, os profissionais ficarão responsáveis por nortear o edital dos trabalhos. Na prática, o engenheiro e o arquiteto terão a missão de apontar o que deve constar no edital para a recuperação de patologias, revisão do projeto original e conclusão da futura obra. Tanto o arquiteto quanto o engenheiro acompanharão a fase do edital (de retomada da obra) quanto propriamente a fase de execução do prédio.
O processo seletivo será por meio da análise de currículo em que serão observados títulos, cursos de captação e tempo de experiência na área. O resultado com a classificação final dos homologados será conhecido no dia 10 de setembro. O salário, para ambas as funções, será de R$ 10 mil por 20 horas semanais.
Para mais informações, acesse o edital.
Vaga e processo seletivo
- Período de inscrições: de 11 a 15 de agosto de 2025 de forma online (por meio do site https://camara-sm.rs.gov.br/ na aba “Processo Seletivo para Servidores Temporários”)
- Divulgação do resultado: 10 de setembro
- Duração do contrato: 12 meses
- Carga horária: 20 horas semanais
- Salário: R$ 10 mil
- Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]
Sobre a obra
A contratação dos profissionais é uma das fases para a reforma que deve iniciar no histórico prédio da Câmara de Vereadores neste semestre. Estão previstos reparos no telhado, conserto do piso de todo o plenário, troca de lajes em diferentes pontos do prédio e atualização de projetos de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI).
Conforme o atual presidente do Legislativo, essa tem sido uma obrigação da gestão para garantir a segurança de parlamentares e servidores:
– Precisamos dar condições de trabalho aos servidores, e também é uma questão de segurança. Precisamos mexer no chão e no telhado porque há problemas de infiltração e precisamos dar acessibilidade – diz Admar Pozzobom.

Uma avaliação junto à empresa responsável pela obra deve decidir o plano de trabalho e a necessidade, ou não, de mudança temporária de sede. Especulações tratavam da ida de parte dos setores para a Ulbra, na BR-284 – saída para São Pedro do Sul. Pozzobom nega a alteração do local de trabalho. Pelo menos, por enquanto.
– Foi ventilado que a Câmara estaria saindo, mas, antes de qualquer coisa, precisamos conversar com a empresa porque se me disserem, por exemplo, que trocam o telhado em um dia, não tem porque tirar as pessoas daqui. Então, primeiro tenho que conversar com a empresa e ver qual o plano de trabalho para tomar qualquer decisão administrativa – pontua o presidente.
Para cercar-se de cuidados na retomada da obra, paralisada há uma década, foi aprovado um projeto da Mesa Diretora para a contratação de um arquiteto e de um engenheiro. Entre as atribuições, está uma revisão minuciosa do projeto original. A contratação dos dois profissionais será feita pelo Legislativo por meio de um processo seletivo simplificado – com análise de currículo com critérios objetivos técnicos. A duração do contrato temporário é de 12 meses, podendo ser prorrogado por um novo período.
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