Foto: Prefeitura de Jaguari (Divulgação)
Em junho, pelo menos 150 casas foram tomadas pela cheia do Rio Jaguari. Muitas foram praticamente submersas
O município de Jaguari apresenta, nesta sexta-feira (1º), um plano estruturado para enfrentar os danos causados pelas enchentes deste e do ano passado. O projeto, chamado de Missão Reconstruir Jaguari, foi detalhado pelo prefeito Igor Tambara (MDB) durante entrevista à rádio CDN (93.5 FM). A proposta envolve investimentos de R$ 53 milhões e será formalmente entregue a lideranças políticas e à comunidade ainda nesta manhã.
Conforme o prefeito, a situação atual da cidade está “um pouco mais controlada”, com a maior parte dos acessos restabelecida. No entanto, duas ou três localidades ainda seguem com restrições ou com pontes que ainda não foram restabelecidas. A expectativa da prefeitura é liberar o tráfego, ainda que de forma provisória, até o fim de semana
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Três eixos de ação
O plano apresentado pela prefeitura é dividido em três frentes:
- Reconstruir para voltar – Restabelecimento mínimo. Recurso Estadual por meio da Defesa Civil.
- Cuidar de quem perdeu – Solicitar verba para governo federal e estadual. Aplicar na construção de 60 a 80 núcleos habitacionais em áreas fora da zona de risco.
- Prevenir para não parar – Reúne obras de prevenção, como o Travessão da Linha 6, que evitaria o isolamento de cerca de mil pessoas em caso de novas cheias. Essa obra já foi apresentada ao governo do Estado.
– Nós temos que ter um planejamento, um plano. E isso leva tempo, precisa buscar recursos do governo do estado, governo federal, financiamentos, a instituições bancárias, mas que é um plano que traz uma tranquilidade, que pode elevar a cota de inundação do nosso município e quem sabe, inclusive, diminuir significativamente os locais que podem ser atingidos – imprime Tambara.
Obras cadastradas
A estrutura do Missão Reconstruir segue o modelo do Plano Rio Grande, do governo estadual. A proposta é que Jaguari se torne uma cidade-modelo na recuperação pós-enchente, com um plano técnico que facilite o acesso a verbas estaduais e federais. Já na esfera federal, o município já cadastrou 14 obras de reconstrução, que somam cerca decR$ 10 milhões em obras na Defesa Civil Nacional.
Relembre
Em junho, o município foi um dos mais afetados pelas chuvas, quando o nível do Rio Jaguari subir 13 metros acima do normal e mais de mil pessoas saírem de casa. Acessos e pontes também foram impactados.
Leia mais: