Foto: Eduardo Ramos (Arquivo/Diário)
A menos de um ano da eleição para presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais, a Justiça Eleitoral intensifica campanhas para evitar a superlotação dos cartórios em 2026, especialmente até 6 maio, quando se encerra o cadastro de votantes para o pleito.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) gaúcho, a campanha “Sua Digital, nossa cidadania” está em andamento. A iniciativa tem por objetivo estimular o comparecimento dos eleitores que não possuem biometria aos cartórios, evitando o excesso de filas perto do período de fechamento do cadastro para o pleito do próximo ano. Em Santa Maria, dos 203.020 eleitores, 152.243 têm cadastro biométrico, correspondendo a 74,99% dos votantes. Já sem a coleta, são 50.777.
Na primeira semana de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) focou em uma iniciativa nos jovens com voto facultativo, na faixa de 16 a 17 anos, para fazer o primeiro título de eleitor. Também podem solicitar documento os adolescentes que têm 15 anos, mas que completam 16 até o dia 4 de outubro de 2026, data do primeiro turno das eleições gerais. Os futuros eleitores podem, inicialmente, fazer um cadastros no site do TSE (tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral) e depois ir diretamente aos cartórios, do meio-dia às 19h, para emitir o documento, já que precisam coletar a biometria.
Mais informações
- Os eleitores podem procurar os cartórios das Zonas Eleitorais 41ª e 135ª, das 12h às 19h, na Avenida Medianeira, 2.053
- Eleitores também podem acessar o site do TSE (tse.jus.br/servicos-eleitorais autoatendimento-eleitoral) para solicitar serviços