Fiocruz confirma três casos de encefalite equina venezuelana em humanos no Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou as autoridades sobre a detecção de casos humanos de encefalite equina venezuelana no Brasil. A doença é endêmica no norte da América do Sul e na América Central, com raros casos nos Estados Unidos.

Segundo a instituição, "três pessoas (dois homens e uma mulher) foram diagnosticadas na região do Alto Solimões, no Amazonas, em 2025. A descoberta foi feita a partir da detecção do material genético do vírus da encefalite equina venezuelana (VEEV) pela equipe do estudo FrontFever". Os casos são monitorados pelo Ministério da Saúde. Não há informações sobre o estado de saúde dos pacientes. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Conforme o virologista do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Felipe Gomes Naveca, essa é a primeira detecção do vírus da encefalite equina venezuelana em residentes de Tabatinga (AM), região de tríplice fronteira com a Colômbia e o Peru. Os casos foram identificados por meio da tecnologia de PCR em tempo real, desenvolvida na Fiocruz, seguida da confirmação por sequenciamento genético.

Por conta do compromisso da Fiocruz com a saúde pública, a informação sobre a detecção dos casos foi dada às autoridades de saúde em 31 de julho, sendo posteriormente emitido um alerta de risco pelas autoridades do município de Tabatinga. 

A descoberta foi feita durante um estudo, que conta a participação de pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado e Programa VigiFronteiras-Brasil/Fiocruz, Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto, Fiocruz Rondônia e Laboratório Central do Amazonas (Lacen-AM).

O que é encefalite equina venezuelana?

É uma doença viral causada por um alphavirus transmitido por mosquitos que afeta humanos e equinos. A encefalite, uma inflamação do cérebro, pode deixar sequelas variadas, dependendo da gravidade da infecção e da área cerebral afetada. As sequelas podem ser motoras, cognitivas, comportamentais e emocionais, afetando a qualidade de vida do indivíduo. No entanto, felizmente, a maior parte dos casos transcorre como uma doença febril sem consequências graves. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Husm realiza procedimento cirúrgico completo em bebê durante parto Anterior

Husm realiza procedimento cirúrgico completo em bebê durante parto

Rio Grande do Sul insere ação da Fiocruz no Programa Saúde na Escola Próximo

Rio Grande do Sul insere ação da Fiocruz no Programa Saúde na Escola

Saúde