style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Victoria Debortoli (Diário)
Enfermeira Claudiane Machado Krusch aplicou a vacina na auxiliar de limpeza Elisete da Rocha
ATUALIZADA - matéria atualizada às 18h28min do dia 17 de fevereiro de 2021
Uma fila se estendia pelo hall do segundo andar do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo na manhã desta quarta-feira, mas não era em busca de atendimento médico, e sim da imunização contra a Covid-19. É que a instituição começou a aplicar em seus funcionários a segunda dose da Coronavac, a vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Com alta dos pacientes, familiares que atravessaram o país por conta própria esperam voltar
Até a tarde desta quinta-feira, o hospital deve aplicar 565 doses nos primeiros grupos que receberam a primeira aplicação da vacina em 20 e 21 de janeiro, e incluem todos os profissionais da instituição, como médicos, enfermeiros, auxiliares de limpeza, além das equipes terceirizadas que ficam dentro da instituição.
A auxiliar de limpeza Elisete da Rocha, 44 anos, trabalha desde março do ano passado na UTI Covid. Ela foi uma das funcionárias a ser vacinada:- Trabalhar no hospital em meio à pandemia está sendo bem cansativo, mas dá para suportar e a gente aprende muita coisa. Receber essa vacina é esperança de que tudo isso acabe logo, vou me sentir mais protegida - comenta Elisete.
A enfermeira Laura Emanoelli Pereira é quem organiza a vacinação no hospital, que até o momento já aplicou quase duas mil vacinas da primeira dose. Mesmo com muito trabalho durante a campanha de imunização, ela celebra:
- A Covid-19 veio para ficar, as pessoas estão muito preocupadas, teve toda a questão da quarentena, que muitas seguem até agora. Por isso que para mim a vacina significa esperança.
Santa Maria confirma mais três mortes por Covid-19 e total chega 232
OUTRAS INSTITUIÇÕES
Na tarde desta quarta, quem recebe a segunda dose são os funcionários municipais do Centro de Referência Municipal Covid-19. Na quinta, é a vez do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Nesta quarta-feira o Hospital Regional deu início na aplicação, que continua na quinta e na sexta.
De acordo com o Vacinômetro da prefeitura, a cidade recebeu o total de 21.600 doses da vacina contra a Covid-19. Destas, 15.295 já foram distribuídas e 10.419 aplicadas em profissionais da saúde, indígenas, moradores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e idosos com 85 anos ou mais.